Processos industriais: os principais tipos

23 de setembro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Processos industriais: os principais tipos

Os processos industriais são de extrema importância para ocorrer a fabricação adequada de produtos. Para tanto, existem diferentes etapas, que variam de acordo com o segmento de mercado da empresa.

Para saber mais sobre o assunto, continue com a leitura deste artigo e conheça ainda os seus principais tipos nos tópicos a seguir.

  • Importância para as indústrias definirem processos
  • Principais tipos de processos industriais

 

Importância para as indústrias definirem processos

Os processos industriais podem ser explicados como uma série de operações que seguem uma lógica, as quais podem ser mecânicas, físicas ou químicas. O objetivo final de cada processo é que haja algo fabricado.

Esses processos são determinados por diferentes aspectos, entre eles, demanda do mercado, recursos necessários e técnicas adequadas. Além disso, cada um desses fatores depende do setor da economia ao qual a indústria pertence.

Os processos industriais são fundamentais para que se obtenha o resultado final, ou seja, o produto em si. E mesmo que possam variar, é possível resumi-los em etapas.

A primeira é a manipulação da matéria-prima ou das matérias-primas, para que posteriormente sejam transformadas em um produto finalizado, sendo que o material bruto costuma ser vendido por outras empresas. Depois de receber a matéria-prima, ela deve ser condicionada corretamente.

O próximo passo dos processos industriais consiste em transformar os materiais utilizados de modo que estejam prontos para a fabricação do produto final. Pode haver ainda a etapa da modelagem para que a matéria-prima esteja pronta para a etapa final.

O último estágio ocorre nas máquinas e linhas de produção, quando existe a junção de todos os materiais necessários, bem como a divisão de quantidades apropriadas para cada produto. Na sequência, deve-se fazer a preparação necessária para o armazenamento e posterior comercialização.

Os processos industriais, portanto, são essenciais, o que exige que sejam bem planejados. Assim, consegue-se garantir a sua qualidade e a posterior venda e lucratividade da indústria. E mais, economia de recursos e eficiência nas operações.

 

Principais tipos de processos industriais

Veja quais são os principais processos industriais a seguir.

  • Processo de fabricação em lote

Esse é um dos tipos de processos industriais que ocorre quando um lote é suficiente para atender a demanda. Aqui, o objetivo é entregar um número determinado de produtos, por isso, depois de concluída a operação, o maquinário é limpo para que se inicie a produção de um novo lote.

  • Processo de fabricação contínuo

Aqui, a produção segue de maneira permanente, sendo formada por linhas de produção dedicadas que fabricam sempre os mesmos produtos.

É o processo usado para itens sequenciais, quando o objetivo é uma taxa de produção elevada, sendo que a velocidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a demanda.

  • Operações de fabricação discretas

Esses processos industriais são do tipo que também faz uso de uma linha de montagem ou produção. A diferença está no fato de ser diversificado, tanto em relação às configurações na produção quanto às frequências de mudanças maiores.

Em geral, serve para a produção de um único produto por vez, mais complexo e maior.

  • Fabricação por oficina de trabalho

Nesse processo, não há linhas de montagem, mas sim, áreas de produção, quando são fabricados lotes menores de produtos, normalmente personalizados. Assim, em geral, são produzidos sob encomenda em determinados períodos do ano.

 

A respeito dos processos industriais, veja alguns artigos que favorecem esses processos:

Time to Market: como usar o tempo a favor da sua empresa

Kanban: o sistema japonês mais indicado para maximizar a produção

Você sabe o que é a indústria 4.0?

 

Se você precisa de cabos para suas máquinas e equipamentos, converse com um especialista da Sparflex, que produz cabos de automação sob medida, de acordo com o seu projeto.

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação