Como limpar disco de vinil

16 de setembro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Como limpar disco de vinil

Se procura formas de preservar sua coleção de LP’s, nós trouxemos aqui algumas dicas de como limpar disco de vinil.

Apaixonado por colocar aquele bolachão no toca-discos e poder voltar no tempo, seja com as canções ou com o próprio ato?

Não importa se você é como Ed Motta, que compara o prazer de ouvir um LP à lasanha feita pela mãe, sendo o CD uma lasanha congelada de mercado, ou apenas alguém que se jogou no mundo ressuscitado do vinil e quer se divertir com o hobby, manter essa preciosidade por mais tempo requer cuidado.

Hoje aqui trouxemos alguns métodos para preservar a qualidade sonora e também a estética do disco. A limpeza, inclusive, oferece uma melhora perceptível nos graves e agudos da sonoridade do disco.

 

Dicas de como limpar disco de vinil: o processo inicial

Antes de utilizar qualquer método de limpeza, recomendamos que você use uma escova de fibra de carbono. Essa escova ajudará a remover a poeira do disco, mas sem o arranhar.

Com a ajuda dessa escova é possível alcançar as ranhuras do disco, removendo a poeira acumulada ali. Isso deve ser feito sempre antes de utilizar os métodos de limpeza úmidos, pois evita que a poeira grude e dificulte a limpeza.

O ideal é usar essa escova sempre antes e depois de usar o disco no toca-discos. Inclusive, pode-se utilizá-la na limpeza do próprio toca-discos também.

 

Utilizando uma máquina de limpeza

O primeiro e mais eficiente método de como limpar disco de vinil é através de uma máquina própria para isso.

Essa máquina de limpeza, mesmo tendo um valor não muito barato (custando entre R$ 150,00 a R$ 1.000), consegue remover a sujeira de modo eficiente. Outra vantagem é que o processo é feito de forma silenciosa e rápida.

Se você tem uma grande coleção de discos de vinil, então esse seria um bom investimento.

Com esse equipamento você ainda melhora a qualidade sonora dos discos, pois essa máquina para lavar discos elimina as partículas de sujeira que podem gerar ruídos no áudio.

Contudo, essa limpeza com a máquina não deve ser feita sempre, mas apenas de tempos em tempos. No caso, a limpeza com um pano macio é recomendada sempre antes de colocar seu LP para tocar.

Curtindo o artigo até aqui? Temos também um artigo com dicas de como conservar fitas k7. Vale a pena conferir.

 

Método caseiro de limpeza de discos de vinil

Ainda temos uma dica mais simples (e barata) para a limpeza dos seus discos. Contudo, nesse método é importante tomar um certo cuidado.

Primeiramente, o que usaremos será detergente neutro (apenas neutro, pois ele é livre de aditivos que podem danificar seu disco) e água.

O que você fará é despejar um pouco de detergente neutro numa bacia com um pouco de água. Em seguida misture bem os dois.

Pegue essa mistura e molhe (com cuidado) o seu disco, por alguns segundos. Tome cuidado com o rótulo do disco. Use as mãos e esfregue devagar o disco no sentido horário, indo do exterior dele para a parte central.

E agora enxague ele bem com água, tomando sempre cuidado para não danificar o rótulo. Remova todo o resíduo do detergente. Depois disso, deixe o disco escorrendo e secando num aparador de plástico, mas na sombra.

Isso ajudará a preservar seus tesouros por muito mais tempo.

Gostou do artigo? Confira mais conteúdos assim no blog da Sparflex.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação