Musicoterapia: sinta-se melhor com música!

9 de setembro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Musicoterapia: sinta-se melhor com música!

A musicoterapia é uma forma de tratamento, prevenção e promoção da saúde por meio da música.

Quem é que não ama música? Ela nos ajuda a relaxar, distrair e até mesmo esquecer os problemas. Melodia e harmonia provocam diferentes sensações na mente e no corpo, trazendo prazer e alegria.

Mas você sabia que os benefícios da música vão além? Sabia que existem estudos científicos comprovando a eficácia da música no tratamento de doenças?

 

O que é a musicoterapia?

A musicoterapia trabalha no tratamento e recuperação de pacientes por meio de expressões e da arte. A música tem a capacidade de afetar áreas do cérebro como o cerebelo, hipotálamo e o córtex, por exemplo, evocando distintas emoções ativas nessas áreas.

E essa terapia funciona com o paciente acompanhando um trecho de uma música ou ela completa, participando de forma ativa. É o psicoterapeuta quem atua com esse tipo de terapia.

Gosta de ouvir boa música? Então veja aqui o artigo que fizemos sobre apps para ouvir música online.

A terapia por meio da música pode tanto ser trabalhada de maneira individual como também em grupo. Mas ainda que seja em grupo, cada um realiza as atividades segundo o seu ritmo.

Desse modo, essa terapia musical consegue trabalhar melhor as diferentes áreas do cérebro e oferece muitos benefícios, alguns dos quais mencionaremos a seguir.

 

Benefícios desse tipo de terapia

Os benefícios promovidos pela musicoterapia são muitos.

E o primeiro benefício que podemos mencionar aqui, comprovado cientificamente, é o de regular a vontade excessiva de comer, pois ela ativa a região do hipotálamo. Mas é atuando nessa região que essa terapia contribui também para o estado de ânimo de uma pessoa.

Outro benefício da música como terapia é que ela ajuda a melhorar a memorização. O uso dessa forma de terapia ativa o hipocampo, que é responsável por guardar a memória, além de ser também associada às funções de cognição.

Para quem precisa melhorar a sua socialização, ela é altamente recomendada.

A musicoterapia estimula uma melhor interação social, ajuda na comunicação e melhora aspectos emocionais do indivíduo.

Essa é uma forma de terapia bem-vinda também para complementar tratamentos para ansiedade, estresse e depressão, estimulando os pacientes a enfrentarem a vida com muito mais motivação, força e energia.

No caso de problemas como estresse ou depressão, por exemplo, essa terapia por meio da música ajuda a regular o ritmo do coração e também da respiração.

Ainda, quem sofre com insônia se beneficiará com essa terapia, pois ela ajuda a preparar o copo e a mente. Com corpo e mente preparados para o sono, então noites tranquilas se terá como resultado. Essa é uma técnica bastante difundida para esse problema.

E independentemente do problema enfrentado, é possível ter sensação de bem-estar, pois a música como terapia ajuda na liberação de endorfina, acionando esse neuro-hormônio que é responsável por controlar a irritação, promovendo prazer e ajudando o paciente a desviar o foco do problema.

Muito interessante, não é mesmo?

Se você gostou de saber mais sobre isso, então confira mais dos conteúdos no blog de áudio da Sparflex!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação