Você sabe o que é a indústria 4.0?

27 de dezembro de 2018 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Você sabe o que é a indústria 4.0?

Você já ouviu falar na indústria 4.0? Através de novos conceitos, ela promete revolucionar a maneira que indústria e comércio operam, trazendo mais qualidade e automação nos processos, gerando assim uma maior agilidade e conforto para o consumidor final.

O que é a indústria 4.0?

Em resumo, a indústria 4.0 será um conjunto de práticas que vai resultar na descentralização de processos, criando maneiras para que os próprios eletrodomésticos auxiliem as pessoas no gerenciamento de suas casas, sendo este apenas um exemplo do que a indústria 4.0 nos trará em um futuro muito breve.

Um exemplo claro dessetipo de descentralização e automação de processos já pode ser visto com a Internet das Coisas, ou como é popularmente chamada, IoT.

A Internet das Coisas consiste em objetos comuns de nossas casas que agora estão conectados na internet, fazendo ações e até mesmo avisando o usuário de que os processos estão sendo feitos de maneira correta. Uma geladeira conectada na internet, por exemplo, é capaz de fazer um pedido de algo que está faltando para um supermercado, sem nem pedir autorização para o usuário, que vai receber apenas o comprovante da compra em seu e-mail. Outro exemplo bem prático da internet das coisas, é com relação às casas conectadas. Quando programada de maneira correta, a casa conectada poderá acender as luzes, ligar o ar condicionado e até esquentar algo que está no forno, isso tudo comandado apenas por um aviso de GPS que indica que o usuário está chegando em casa.

As aplicações para Internet das coisas são praticamente ilimitadas e a Amazon vem testando outras possibilidades, como botões conectados com a internet que servem para fazer pedido de um produto específico, como detergente ou produtos da dispensa. E até mesmo com um sistema de entrega que faz com que a porta, que também é conectada na internet, abra para o entregador deixar seu pacote enquanto grava todas os movimentos da pessoa em sua casa.

Como você pode perceber, com a internet das coisas, o usuário tem muito mais liberdade e não precisa confirmar compras, receber encomendas e nem ligar as luzes da casa, mas isso é só uma parte da indústria 4.0.

Outros elementos da indústria 4.0

Além da Internet das Coisas, a indústria 4.0 conta com outros elementos que prometem mudar a maneira como nos relacionamos com produtos e com marcas, como por exemplo:

• Impressoras 3D – Fabricação de produtos extremamente personalizados, de acordo com as necessidades do cliente. Com a popularização dessa tecnologia, muitos usuários vão possuir impressoras 3D em suas próprias casas, o que vai mudar consideravelmente alguns mercados. Combinando isso com a possibilidade de controle remoto, o usuário vai poder programar a impressora mesmo não estando em casa e quando voltar do trabalho, já terá o produto que deseja finalizado.

• Inteligência Artificial – As IAs estão cada vez mais avançadas, podendo aprender de maneira independente e até entender as preferências do usuário, ajudando na otimização de seu dia-a-dia. Ainda não é possível entender na totalidade quais serão as aplicações para essas inteligências artificiais, mas já podemos perceber que elas serão extremamente relevantes para a indústria 4.0, ajudando no controle dos mais variados setores, tanto da casa do usuário final, como nos negócios.

Impacto dessas novas tecnologias no mercado

Para a indústria, as impressoras 3D e a inteligência artificial, representam uma melhora nos processos internos, já que uma inteligência artificial pode ajudar na otimização de tarefas e controle de qualidade dos produtos criados. Além disso, será possível verificar processos e garantir que tudo ocorra bem até mesmo de maneira remota, fazendo com que os parques industriais ganhem um controle muito maior. Esses processos otimizados que a indústria 4.0 promete, vão depender de qualidade de conexão, por isso, cabos de alta qualidade são mais que fundamentais, garantindo que a informação tenha precisão e velocidade.

Para o comércio, as impressoras 3D podem representar uma mudança considerável para alguns setores, enquanto a Internet das Coisas vai obrigar muitas empresas a reverem seus processos, garantindo que os pedidos sejam enviados de maneira correta para o usuário. A inteligência artificial também pode ganhar espaço, principalmente nos setores de distribuição de grandes empresas.

Como você pode perceber, a indústria 4.0 promete mudar diversos mercados, fazendocom que o usuário final não precise se envolver de forma direta com vários processos, além de otimizar alguns setores de empresas, garantindo que tudo ocorra de maneira mais rápida e certeira para todos os envolvidos no processo.

Sempre de olho no futuro, a Sparflex desenvolve cabos e fios especiais que vão de encontro às mudanças da Indústria 4.0. E você pode entrar em contato com nossos especialistas para fazer orçamentos, pedidos e conhecer nossas linhas de produtos.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação