Cabo de comando: quais são suas funções e usos?

30 de setembro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabo de comando: quais são suas funções e usos?

Entre os cabos existentes no mercado, há os chamados cabos de comando, que são amplamente utilizados em diferentes processos e situações, principalmente na indústria e, inclusive, quando o local exige alta resistência para evitar danos futuros.

Para saber mais sobre o cabo de comando, quais são suas funções e usos, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que são cabos de comando
  • Exemplos de aplicação do cabo de comando

 

O que são cabos de comando

O também chamado cabo de comando e controle refere-se a um conjunto variado de cabos que são encontrados em tipos diversos, sendo que cada um deles possui uma aplicação específica, como veremos mais adiante.

Em geral, a sua utilidade está associada à automação de processos industriais, bem como a circuito de controles. Um dos diferenciais desse material é que o cabo de comando costuma ter isolação, sendo que a sua capa pode ser EPR, PVC ou demais compostos variados.

Os mais comuns são ERP – Borracha Etileno Propileno e o PVC – Cloreto de Polivinila. Enquanto o primeiro conta com temperatura máxima em serviço contínuo de 90 graus, temperatura de sobrecarga de 130 graus e temperatura de curto-circuito de 250 graus, o PVC suporta temperaturas menores.

Assim, a máxima em serviço contínuo é de 70 graus, a de sobrecarga é de 100 graus e a de curto-circuito é de 160 graus. Além disso, o PVC produz fumaça tóxica quando queima, por isso, não pode ser instalado em qualquer local, e sua resistência de isolamento é mais fraca.

Porém, tem preço mais acessível e é pouco sensível à água. Quanto ao ERP, conta com as vantagens de ter boa resistência aos agentes oxidantes e ao envelhecimento térmico. É ainda bastante flexível e pouco suscetível ao denominado “treeing”.

No entanto, seu preço é pouco acessível. De todo o modo, o melhor cabo de comando depende do uso que vai receber.

 

Exemplos de aplicação do cabo de comando

Quanto à aplicação do cabo de comando, como já mencionado, é bastante ampla, sendo que entre os seus usos estão os circuitos de comando, o cabeamento estruturado e a sinalização de equipamentos elétricos. Também é de importante necessidade nas ligações de máquinas, alimentação e sistemas microprocessados.

Outras aplicações desse material é na automação de subestações, em botoeiras, usinas geradoras, químicas e no controle de sistemas elétricos em geral. Eles são vistos ainda em edifícios comerciais e em painéis elétricos.

Além disso, o cabo de comando é indicado para instalações fixas ou móveis, desde que para serviços leves. Pode ser produzido com ou sem blindagem, sendo que ao recebê-la é, normalmente, feita em fita eletrostática aluminizada, fita de cobre ou de aço, malha de aço ou de cobre estanhado.

Nas aplicações desse material, ele pode ter a função de medir, de transmitir sinais ou de controlar regulações. E claro, as empresas que fabricam o cabo de comando devem obrigatoriamente fazer uso das NBR – Normas Brasileiras.

Desse modo, ao seguir todos os cuidados de segurança, consegue-se ainda garantir a sua maior resistência e consequente durabilidade.

 

Agora, veja um artigo que explica 5 passos para que as indústrias possam encontrar o melhor fornecedor de cabos especiais.

 

Se você precisa de cabos de comando pode falar com um especialista da Sparflex, que produz cabos de comando seguindo as principais normas nacionais e internacionais de qualidade. Entre em contato pelos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação