Como um fio elétrico interfere na qualidade do áudio?

7 de outubro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Como um fio elétrico interfere na qualidade do áudio?

Neste artigo mostraremos como um fio elétrico pode interferir na qualidade do seu áudio.

A função de um fio elétrico é transportar um sinal de um componente até outro. Mas para isso acontecer é necessário que não haja interferências, sendo essa também a função dele.

Desse modo, esse é um dos desafios que os fabricantes possuem para garantir a qualidade de seus produtos.

 

Fio e cabo: esclarecendo as diferenças

Antes de prosseguir, é importante esclarecermos que:

  • Fio elétrico trata-se de um segmento (um filamento) que é fino, alongado e geralmente flexível (há distintos graus de flexibilidade, a depender do tipo de fio);
  • Enquanto isso, um cabo é composto por mais de um fio fino, ou seja, por um conjunto de filamentos entrelaçados. Assim conseguimos com que haja um melhor entendimento nas próximas linhas.

 

Por que um fio elétrico interfere na qualidade do áudio?

Quando temos um emissor de som como a voz ou um instrumento como um violão ou bateria, por exemplo, temos um som analógico. Mas quando esse som passa por um cabo de áudio, então ele se transforma em sinal digital.

Logo, o sinal digital, para chegar com qualidade, precisa ser transportado sem que haja alterações. Essa é uma das principais preocupações no que diz respeito aos fios elétricos. O mesmo vale para um sistema de som automotivo, home theater, etc., tudo o que envolve o transporte de sinal digital de áudio.

Problemas que podem causar interferências como ruídos ou perda de bits são fios produzidos com material de baixa qualidade (o recomendado é sempre usar fios de cobre, pois ajudam a transmitir melhor o sinal, principalmente os do tipo OFHC), compondo cabos mal desenhados e, ainda, com condutores sem a devida proteção.

Logo, bons fios elétricos conseguem transportar o sinal de áudio sem que haja distorção, ruídos ou quaisquer interferências. E não importa se é para um cabo DMX, para microfone, guitarra, RCA, etc. Essa qualidade é fundamental para qualquer sistema.

Podemos pensar nesses fios como uma mangueira que transporta a água. Se houver um furo nessa mangueira, então há vazamento de água, se alguém pisar nela, então a quantidade de água recebida será pouca. São problemas que interferem na transmissão da água.

A correta conservação dos cabos de áudio é outro fator que influi na qualidade do sinal enviado. Por isso recomendamos que confira um artigo que fizemos mostrando como conservar seus cabos de áudio.

Se você precisa de um bom cabo de áudio que ajuda a eliminar ruídos e outros tipos de interferências no sinal, o cabo paralelo tarjado, geralmente usado para interligação de equipamentos, é uma boa escolha para seu sistema.

 

Outros problemas que podem gerar interferências no sinal de áudio

Se não há um aterramento adequado, isso pode gerar problemas no sinal de áudio também. Essa é uma das principais causas dos ruídos em sistemas de som.

O chamado loop de terra é quando existe uma circulação indevida da corrente elétrica. E isso é algo bem comum.

Já notou alguma vez um zumbido saindo das suas caixas de som ao ligar um instrumento, microfone ou mesmo fazer a ligação de equipamentos? Esse é um dos resultados da falta de um correto aterramento.

Ainda, deixar os fios elétricos do seu sistema de áudio ao lado de cabos de força geram também interferências. Evite que isso aconteça.

No caso de fios que componham cabos de áudio, sempre opte pelos que são blindados. Isso ajudará a reduzir ou até mesmo a eliminar ruídos e outras interferências.

Se você precisa adquirir cabos de áudio com blindagem, eles estão disponíveis na loja virtual da Sparflex: https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação