Violão canhoto: a melhor saída para quem usa a mão esquerda?

22 de outubro de 2020 por na categoria Áudio, Música com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Violão canhoto: a melhor saída para quem usa a mão esquerda?

Entre os diversos modelos de violão, temos o violão canhoto, instrumento construído para quem usa a mão esquerda ao tocar violão. Mas e quanto aos cursos, métodos e apostilas específicos para quem usa a mão direita? Como fica tudo isso?

Se você é canhoto e está preocupado em aprender a tocar violão, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas sobre isso.

 

Violão canhoto: sobre as dificuldades dos alunos

Um período muito infeliz na história relata que as pessoas canhotas eram vistas como “mensageiras do mal”. E não houve apenas perseguição religiosa, mas também social e cultural aos canhotos.

Mas foi provado cientificamente que as pessoas canhotas possuem apenas uma alteração na genética. E não são poucas as pessoas que nascem assim, de acordo com estudo da Universidade de Oxford, de cada dez pessoas uma é canhota.

Antigamente era muito difícil para estudantes de música canhotos conseguirem estudar em escolas de música ou conservatórios, por exemplo. Mas você não está sozinho e ser canhoto não te impedirá de tocar muito bem. Há desafios, mas eles podem ser superados.

Dentre os grandes nomes da música, inclusive, há alguns canhotos: o grande Jimi Hendrix, eleito o melhor guitarrista por diversas vezes, Tony Iommi, guitarrista da Black Sabbath, entre outros.

 

Principais dúvidas sobre tocar violão canhoto e o que fazer

Existem pessoas canhotas que tocam violão para destros invertendo as cordas. Mas já existem muitas marcas construindo instrumentos específicos para quem é canhoto.

No entanto, há rosas mais há espinhos também. E isso porque existirão alguns problemas, como:

– Se você aprender a tocar num violão canhoto será difícil depois usar um violão para destro. Assim, você terá que andar sempre com o seu violão, pois pode ser difícil encontrar alguém que também use um modelo desses;

– Cursos e métodos para violão canhoto são bem raros de serem encontrados;

– Esses instrumentos são mais caros e não existem muitos modelos disponíveis.

Surge aqui muitas dúvidas, tais como: o que fazer para adaptar os estudos para a mão direita na esquerda e da esquerda para a direita?

Antes de continuarmos a explicação, recomendamos que veja também o artigo sobre saúde dos dedos que fizemos. Lá falamos sobre alguns cuidados para evitar problemas de tendinite em músicos e passamos alguns exercícios.

 

Primeira opção: trocar a posição das cordas de um violão destro

Você pode optar por um violão destro e aprender a tocar invertendo as cordas do instrumento. Desse modo você se sentirá mais confortável e será mais fácil de aprender. Essa é uma das formas mais usadas pelos canhotos.

Nesse caso, a primeira corda passaria a ser a sexta e a sexta seria a primeira, a quinta trocaria de lugar com segunda e, por fim, a quarta corda seria a terceira e a terceira seria a quarta. O primeiro guitarrista a fazer isso com uma guitarra foi Jimi Hendrix.

 

Aprender a tocar violão destro

Mas há ainda a opção de aprender a tocar violão do mesmo modo que os destros. No começo pode ser um pouco difícil se adaptar, mas não é impossível. Essa forma é melhor porque você conseguirá acesso a cursos e métodos mais facilmente.

 

Inverter o violão para destros

Há ainda uma outra forma de tocar usando um violão para destros, contudo essa parece ser mais complicada. Seria você pegar o violão e apenas invertê-lo, sem trocar as cordas e nem mexer em nada. Mas aqui você terá que tocar os acordes de forma invertida e fazer as batidas e dedilhados também invertidos.-

 

Gostou do artigo? Então confira mais conteúdos assim no blog da Sparflex acessando aqui. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação