Cabo de rede blindado e sua importância para as indústrias

15 de outubro de 2020 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabo de rede blindado e sua importância para as indústrias

O cabo de rede blindado é de fundamental importância para as indústrias. Entre outras razões, porque com o seu uso é possível evitar interferências externas, ou seja, ruídos. Por consequência, é a melhor opção para garantir uma maior qualidade na transmissão de dados.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e entenda tudo sobre o cabo de rede blindado e sua importância para as indústrias.

  • O que é o cabo de rede blindado
  • Importância do cabo de rende blindado

 

O que é o cabo de rede blindado

O cabo de rede blindado consiste na opção mais eficiente, segura e estável que se tem, hoje em dia, no mercado. Em especial, quando se quer assegurar que nenhum problema de conexão com a internet ocorra na sua indústria.

Vale lembrar que, nas redes cabeadas, as transmissões de dados ocorrem através de raio de luz infravermelha. Essa luz é a responsável por transmitir todas as informações, possibilitando que a internet na sua indústria funcione.

Por outro lado, existem diferentes aspectos externos que podem prejudicar esse processo. A consequência é a oscilação do sinal da conexão. Desse modo, o cabo de rede blindado é fabricado de modo a evitar as possíveis interferências existentes.

Além disso, há modelos distintos e cada um é indicado para suportar uma determinada taxa de transmissão de dados. O cabo de rede blindado Cat5, por exemplo, é de cobre, coaxial e consegue transmitir um sinal de até 100 megabits, em uma distância de 100 metros. Trata-se de um cabo bastante básico.

O Cat5e é mais um modelo de cabo de rede blindado coaxial, mas tem capacidade maior ao transmitir dados, que podem chegar a um Gigabit. Porém, o Cat6 é o ideal para indústrias onde existe a necessidade de transmitir dados em uma velocidade de até um Gigabit.

Isso porque ele é mais resistente e grosso, garantindo maior qualidade na transmissão. Mas se a necessidade é de transmitir um maior volume de dados, até 10 Gigabits, então, o Cat6e é o mais apropriado. Tanto a sua velocidade de download quanto de upload são mais ágeis.

Por fim, o cabo de rede blindado modelo Cat7 conta com tecnologia avançada, a fim de dar conta de uma velocidade de até 100 Gigabits. No entanto, ainda não está disponível no país.

 

Importância do cabo de rede blindado

Como já mencionado, a principal razão para investir em um cabo de rede blindado é que se trata de um tipo de cabo que não deixa as interferências eletromagnéticas de outras fontes prejudicar o sinal de internet da sua indústria. Atualmente, o seu uso é vantajoso em praticamente todas as empresas.

Isso porque as interferências na conexão podem ter como origem uma grande variedade de fontes, como motores, reatores e, inclusive, outros cabos, como de rede ou de energia. Ou seja, de qualquer local de onde sejam emitidas ondas eletromagnéticas que interferem na qualidade do sinal.

Entretanto, o cabo de rede blindado não garante sozinho uma internet estável e rápida. É preciso contar ainda com conectores blindados, para garantir entradas e saídas de dados em perfeitas condições. Esses itens também devem possuir alta qualidade.

Todas as máquinas e equipamentos de uma indústria, incluindo os diversos cabos, precisam de manutenção periódica. Então, confira mais um artigo, que explica como planejar e executar manutenções.

Você busca cabos de rede blindados que oferecem alto desempenho? Fale com a Sparflex, que tem laboratório próprio de testes e produção 100% nacional. Escolha um dos seguintes canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação