Cabos balanceados e desbalanceados: entenda as diferenças

24 de setembro de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 1
Home > Blog > Áudio > Cabos balanceados e desbalanceados: entenda as diferenças

Temos no mercado cabos balanceados e também cabos desbalanceados. E a diferença básica entre eles é na questão do ruído.

Um cabo balanceado ajuda a reduzir os ruídos porque ele se utiliza do princípio de cancelamento de fase. Em outras palavras, ele faz com que o ruído fique numa fase contrária à dos sinais de áudio e os sinais de áudio fiquem na mesma fase, havendo assim um cancelamento desse ruído.

Mas não é por isso que você deve usar o cabo balanceado em todos os seus equipamentos. Há ocasiões em que ele é mais indicado e há ocasiões em que você pode usar o desbalanceado. E falaremos mais sobre isso a seguir.

 

Entenda a diferença entre cabos balanceados e cabos desbalanceados

Um cabo desbalanceado (também chamado de cabo não balanceado) possui dois fios dentro dele, onde um é o fio de sinal e o outro é o fio terra (usado como proteção em caso de interferências).

Geralmente vemos esses cabos sendo usados em conjunto com o chamado plugue P10 mono de guitarra, baixos, etc. Esses plugues possuem apenas dois conectores (pinos) onde são ligados os dois fios do cabo.

Outro exemplo de cabos desbalanceados são os cabos RCA (modelo padrão) utilizados em componentes de áudio e vídeo.

Enquanto isso, o cabo balanceado conta com três fios que vão até os três pinos (condutores) do conector. Nesse caso, tem-se dois fios responsáveis pelo sinal e um fio que é o terra. Esse fio terra também é usado como proteção.

Nesse tipo de cabo, os fios transmitem o mesmo sinal, só que com a polaridade invertida. Chegando ao equipamento receptor de linha, o sinal será agora invertido para sua originalidade (voltará a ser como era antes).

Em suma, num cabo balanceado, os sinais de áudio ficam na mesma fase e o ruído tem sua fase contrária à fase dos sinais de áudio e, assim, ele é eliminado. O sinal de áudio chega intacto e o ruído se vai por conta da inversão de sua polaridade.

 

Quando usar cabos balanceados e desbalanceados?

Qualquer tipo de cabo atua como um condutor e, por isso, ele pode acabar pegando a radiação eletromagnética que está à nossa volta. E em se tratando de radiação eletromagnética podemos citar sinais de rádio e de televisão, os ruídos eletromagnéticos gerados por eletrodomésticos, motores, etc.

E devido a isso, se você precisa de um cabo longo para o seu equipamento, então a melhor escolha são os cabos balanceados.

Falando em cabo de microfone, veja nosso artigo onde falamos como um cabo de microfone de qualidade deve ser.  

Já se você está num ambiente onde não haja essa interferência eletromagnética, então pode optar por cabos desbalanceados. O mesmo vale para o caso de conexões onde a distância entre o receptor e o transmissor de sinal de áudio sejam curtas ou no caso de equipamentos que operam em nível de -10 dBV.

 

Gostou desse artigo? Tem muito mais conteúdo assim no blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação