Controle de produção: garantia de resultados em sua indústria

17 de setembro de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Controle de produção: garantia de resultados em sua indústria

O controle de produção é um trabalho que deve ser realizado por todas as indústrias, independente do seu porte ou segmento de mercado. Dessa forma, é possível garantir mais resultados em otimização de tempo e vendas.

Para tanto, é preciso organizar o processo produtivo, já que, em geral, as etapas estão ligadas e umas dependem das outras. Caso contrário, sem a adequada gestão, as falhas podem prejudicar as várias etapas da produção.

Se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre o controle de produção, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, confira a sua importância e benefícios para a sua indústria.

  • Importância do controle de produção
  • Benefícios do controle de produção

Importância do controle de produção

Gerir o processo produtivo é um dos grandes segredos para a sua indústria se manter firme no mercado. E isso acontece de uma série de maneiras, inclusive, com a garantia de que sempre haja matéria-prima suficiente na fábrica.

Afinal, quando é feito o controle de produção, consegue-se prever quando ela vai terminar e, assim, adquirir os insumos necessários no momento certo. E o melhor, sem prejudicar o processo produtivo, o que poderia ocorrer devido à necessidade de paralisar as operações ou ter que atrasá-las.

Para tanto, é preciso que o estoque esteja organizado, a fim de contribuir com a tomada de decisão. Ou seja, é essencial que as informações sobre a entrada e saída de matéria-prima sejam registradas de modo apropriado, permitindo acompanhar o seu fluxo e prevendo a necessidade de compra.

Quando isso acontece, é possível até mesmo economizar, pois ao ter que comprar insumos de uma hora para a outra, por causa da falta de controle de produção, evita-se contatar um fornecedor mais caro, só porque ele consegue entregar antes. Então, prever as necessidades também ajuda na redução de gastos.

Benefícios do controle de produção

Já que o controle de produção torna todo o processo mais eficiente, um dos seus principais benefícios  é a maior produtividade. Afinal, quando tudo é muito bem gerido e funciona em harmonia, inclusive, o trabalho das diferentes equipes, é possível fazer o uso permanente das máquinas.

Isto é, com organização, consegue-se ordenar com assertividade o que é produzido, programando as máquinas de modo que trabalhem com mais agilidade, sem ter que haver longas paradas.

E mais, com o controle de produção é viável até mesmo aumentar a capacidade de produção com total eficiência. Assim, a contratação de novos funcionários, bem como a aquisição de maquinário e de um maior volume de matéria-prima ocorre no momento certo.

E claro, com todo esse controle, é possível evitar atrasos nas entregas e até reduzir o seu prazo, o que melhora a relação com o público-alvo, aumentando a credibilidade da sua empresa e fidelizando cada vez mais os compradores.

Por consequência, a sua indústria vende mais e os seus lucros crescem. Isso possibilita a expansão da sua empresa, a compra de máquinas mais modernas ou a contratação de profissionais mais qualificados, conforme a sua estratégia de mercado para conquistar clientes e se fixar no mercado.

No cenário de controle de produção, a manutenção tem papel importante. Assim, a dica é saber mais clicando aqui (link https://www.sparflex.com.br/manutencao-industrial-como-planejar-e-executar/).

Converse, hoje mesmo, com a Sparflex e faça os seus pedidos e orçamentos pelo telefone (11) 2535-8900, pelo e-mail contato@sparflex.com.br ou através do site sparflex.com.br.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação