Plug RCA: quais as diferenças entre as cores?

20 de fevereiro de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Plug RCA: quais as diferenças entre as cores?

Por que cada plug RCA tem cores diferentes? E o que significa cada uma delas? Hoje vamos te ajudar a entender o motivo desse cabo ser assim colorido.

 

RCA é uma sigla para “Radio Corporation of America”. Esse era o nome da empresa que o introduziu no mercado em 1940. O objetivo era ter um plug que ajudasse a fazer a conexão entre tocadores mono e amplificadores daquela época. Logo, era possível conectar um rádio amplificador de sinal a um tocador de disco de vinil, por exemplo.

 

Com o tempo, outras utilidades foram surgindo para ele. Assim, conseguia-se também conectar tocadores a caixas de som. Ou seja, era possível agora adquirir equipamentos de forma separada e fazer a ligação entre eles. Com o tempo o RCA passou a tomar o lugar de outros tipos de conectores menos eficientes.

 

 

O plug RCA e seu amplo uso

 

Conhecemos o plug RCA como aquele usado em aparelhos de dvd, em câmeras e também em vídeo games. Mas ele é usado ainda em aparelhos de som, sendo indispensável para essa finalidade.

 

É comum encontramos esse plug sendo usado em módulos de áudio e para fazer a ligação entre mesa de som e amplificador, entre outros. Ou seja, há uma vasta utilidade para ele. É um cabo bastante versátil.

 

Mas não foi apenas a sua versatilidade que o tornou tão popular. O plug RCA também ganhou notoriedade devido à fidelidade de áudio que tanto os plugs quanto os cabos de qualidade oferecem.

 

Sem contar também a velocidade com a qual o sinal é transmitido. Tanto que ao conectar o plug macho no conector fêmea de um RCA o sinal já passa antes mesmo de que ele seja conectado por completo.

 

 

Entendendo cada cor do plug RCA

 

Ok, agora que conhecemos melhor o RCA, vamos entender sobre as suas cores.

 

Existem plugs RCA feitos dos mais variados materiais e de distintas qualidades, mas algo é padrão entre todos eles: as cores de cada um. Essas cores são o vermelho, o branco e o amarelo.

E essas cores não são para deixar seu cabo “bonitinho”, elas são funcionais e ajudam na hora de identificar onde vai caba plug.

 

O cabo de três vias, o mais tradicional, serve para passar o sinal de vídeo e de áudio. Ele costuma ter três cores nos plugs:

 

– Plug amarelo: por ele é onde passa o sinal de vídeo;

– Plug vermelho: esse é o plugue onde passa o sinal de áudio;

– Plug branco: por esse daqui também passa o sinal de áudio (conferindo o estéreo).

 

Além disso, temos modelos disponíveis com outras cores, e cada uma desempenha uma função própria, conforme o esquema abaixo:

– Plug amarelo: transmite o sinal de vídeo analógico;

– Plug branco: para o canal esquerdo do som estéreo (ou mono, em caso contrário)

– Plug vermelho: para o canal direito do som estéreo;

– Plug verde: para o canal central de som;

– Plug cinza: em aparelhos surround, serve para o canal direito de som;

– Plug marrom: também em aparelhos surround, serve para o canal esquerdo de som;

– Plug bege: também em aparelhos surround, serve para o canal direito da parte traseira do aparelho;

– Plug roxo: liga o subwoofer

 

Importante escolher cabos de qualidade

 

Como sinal de áudio e vídeo passam por um RCA, além de escolher bons plugs, é fundamental escolher cabos de qualidade também.

 

Nós fizemos um artigo aqui no blog da Sparflex onde explicamos como um cabo blindado pode ajudar a eliminar os ruídos do seu som automotivo. Você pode conferir esse artigo aqui: Cabo RCA blindado para eliminar ruídos no som.

 

Vale a pena também conferir nossos outros artigos onde damos mais dicas sobre áudio e sonorização de qualidade.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação