Instrumentação industrial: Porque ela deve ter qualidade

27 de fevereiro de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Instrumentação industrial: Porque ela deve ter qualidade

Existe um motivo para a instrumentação industrial ser uma preocupação constante na indústria. Isso porque a sua qualidade e bom funcionamento é que permite aos processos serem mais eficazes. Também contribui com a economia e qualidade do produto final.

Quem deseja compreender melhor o assunto pode continuar lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, é possível obter uma série de informações relevantes a respeito do tema.

  • O que é instrumentação industrial
  • Porque a instrumentação industrial é importante
  • Vantagens de manter a sua qualidade

O que é instrumentação industrial

A instrumentação industrial nada mais é do que fazer uso de instrumentos, no setor da indústria, para medir e controlar os diversos processos que estão envolvidos na fabricação de bens. Portanto, essa tarefa é exercida por diferentes profissionais.

Entre eles, técnicos de operação, engenheiros de processamento e outros, o que depende do que é fabricado por cada indústria. Dessa maneira, na prática, esses instrumentos estão envolvidos em diferentes funções.

Alguns exemplos são os instrumentos que servem para controlar as variáveis físicas e químicas. Isso pode ser aplicado em equipamentos como bomba centrífuga, caldeira, forno, coluna de destilação, refrigerador, compressor, torre de resfriamento, etc.

Porque a instrumentação industrial é importante

Com o passar dos anos, a indústria se torna mais segura e eficiente. Isso se dá por uma série de razões, inclusive, as novas técnicas de instrumentação industrial. Afinal, sempre surgem novas maneiras de medir e controlar procedimentos.

Com isso, a instrumentação industrial não é só uma necessidade dos processos produtivos, a fim de controlar densidade, vazão, volume e outras características, como também uma forma de garantir uma maior produtividade e lucro para as indústrias.

Porém, para que os instrumentos ofereçam vantagens, é preciso que eles sejam empregados corretamente, o que exige mão de obra qualificada e conhecimento apropriado. E mais, uma rede de cabos de alta qualidade.

Afinal, muitos desses instrumentos só funcionam porque estão ligados a algum painel de comando. Então, garantir o uso de cabos adequados e fazer a sua manutenção é mais uma das preocupações que se deve ter ao investir na instrumentação industrial.

Vantagens de manter a sua qualidade

Como já mencionado, há inúmeras vantagens em manter a qualidade da instrumentação industrial dos processos da sua empresa. Entre eles está a eficácia que pode ser alcançada, pois quando se mede e controla adequadamente é possível tornar a fabricação mais ágil.

A partir de uma produção mais dinâmica, é possível também aumentar o volume de produtos fabricados e, por consequência, vender mais. Além disso, os instrumentos certos podem promover economia em todas as etapas do processo produtivo.

Isso significa menor gasto com matéria prima, mão de obra, etc., o que é transformado em uma maior margem de lucro. Outra vantagem da instrumentação industrial é a segurança que proporciona a todos os envolvidos.

Desse modo, além de evitar acidentes, é possível garantir um ambiente de trabalho seguro, com colaboradores sentindo-se valorizados, o que também estimula a produção. E, claro, ao evitar acidentes, consegue-se diminuir custos e melhorar a reputação da sua empresa.

Confira mais novidades do setor com a leitura de um artigo sobre a indústria 4.0, que tem tudo a ver com a qualidade da instrumentação industrial. Para tanto, clique aqui.

Entre em contato agora mesmo com a Sparflex, empresa especialista em produzir cabos sob demanda para projetos de instrumentação. Ligue para o (11) 2535-8900, envie um e-mail contato@sparflex.com.br ou acesse o site www.sparflex.com.br.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação