Cabo RCA blindado para eliminar ruídos no som

11 de julho de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo RCA blindado para eliminar ruídos no som

Imagine a cena: você finalmente consegue instalar aquele som no carro, o que já era seu desejo a algum tempo. Tudo está lindo, todos os acessórios estão do jeito que você imaginava, mas… na hora de ligar o sistema de som, aparecem ruídos que te deixam decepcionado, se não muito bravo! Essa é uma situação que, infelizmente, pode acontecer com qualquer pessoa. Mas a boa notícia é que é fácil de se resolver. Acompanhe nosso artigo e curta o som no seu carro sem ruídos!

Por quê o ruído aparece?

O ruído em sons automotivos pode ter diversas origens, sendo que algumas são as mais comuns:

  • sistema de alta potência, onde se usa muita energia
  • cabos passando muito perto da alimentação de energia
  • cabos sem blindagem ou de baixa qualidade
  • falta ou mal aterramento
  • velas ou cabos de velas velhos ou sem supressor de ruídos

Claro que a melhor saída é levar seu carro em um especialista em som automotivo, para que ele possa detectar o problema e sugerir as soluções. Mas é sempre bom ter informações para que você tenha a certeza de resolver seu problema de ruídos no som do carro.

Aterramento – por muitas vezes ignorado, o aterramento é fundamental para evitar ruídos no som automotivo. Isso porque ele é o responsável por “eliminar” a eletricidade que fica passando entre cabos e equipamentos do som. Mas não adianta fazer o aterramento de qualquer jeito. Ele tem que ser estudado e implementado com cuidado, para que o fio terra não se desprenda, por exemplo.

Cabos X fontes de energia – assim como no caso do aterramento, onde a eletricidade deve ser “eliminada”, passar os cabos muito perto ou encostados nas fontes de energia do sistema de som causa interferência no sinal de áudio, causando os ruídos indesejáveis. Se os cabos não forem de boa qualidade, sem blindagem, a eletricidade das fontes de energia vai “entrar” no cabo e causar os ruídos. A melhor saída é usar cabos blindados, com alta qualidade, e posicioná-los longe das fontes de energia.

Velas e cabos – por fazerem parte do sistema elétrico dos carros, as velas e cabos de vela também podem causar ruídos no som automotivo. E para resolver esse problema é bem simples, bastando trocar as velas e os cabos, principalmente se eles estiverem velhos. Outra saída, caso a troca não resolva, é usar cabos de vela supressivos. Aliás, toda a parte entre a bobina e o cilindro pode causar ruídos no som, e aí em todas essas partes o uso de itens supressivos melhora a qualidade do som.

Cabos RCA – responsáveis por transmitir o sinal de áudio, os cabos RCA são parte essencial da boa qualidade no som do seu carro. Claro que todo o sistema tem sua importância, mas vamos falar um pouco sobre os RCA para você entender melhor.

O sinal de áudio passa por fios finos de cobre, que ficam na parte interna do cabo RCA. Sendo assim, quanto melhor a qualidade do cobre, melhor será o som. O ideal é que o seu cabo RCA seja fabricado com cobre OFHC, que significa que ele é livre de oxigênio, e é um tipo de cobre praticamente puro, sendo o mais indicado para cabos de áudio por garantir maior aproveitamento em altas frequências.

A blindagem é um revestimento que envolve os fios de cobre, para que assim não aconteça a interferência causada pela energia estática. Ou seja, a blindagem protege os fios de cobre para que eles transmitam o sinal de áudio sem ruídos.

E a parte externa do cabo RCA é uma capa feita geralmente de PVC. É importante que essa capa seja maleável porém resistente, já que o cabo terá que passar por locais apertados e, em muitos casos, de difícil acesso dentro do carro. A cobertura externa também deve ter alta qualidade, pois funciona como uma proteção termoelétrica de toda a parte interna do cabo.

E os plugues RCA também têm sua importância. Afinal, são eles que fazem a conexão do sinal de áudio entre as várias partes do equipamento de som. A solda entre o cabo e os plugues deve ser feita de modo a não se quebrar, principalmente por causa da vibração do carro em movimento. E os plugues que são banhados a ouro são uma boa opção, já que o ouro é um metal com excelente condutividade.

E os cabos RCA da Sparflex têm um grande diferencial, que é a injeção a gás nitrogênio, que proporciona melhor transmissão do sinal de áudio, com timbres mais claros e nítidos.

E pronto! Agora você já tem uma ideia melhor do que causa ruídos no som do seu carro e como resolver os mais comuns. E também já sabe que a Sparflex tem a melhor tecnologia para fabricar cabos RCA automotivos. Continue participando do nosso blog. Aqui você encontra outras soluções em áudio.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação