Os melhores programas de produção musical

3 de dezembro de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 1
Home > Blog > Áudio > Os melhores programas de produção musical

Quando os programas de produção musical chegaram ao mercado, mudaram a forma de fazer música.

Todo o processo se tornou mais simples, surgiram novas possibilidades (antes impossíveis), ficou mais fácil até mesmo para se produzir música de qualidade em casa. A gente até mesmo tem um artigo onde mostramos como você pode montar um estúdio de áudio caseiro.

O fato é que esses softwares estão aí é tornam o dia a dia do produtor musical experiente ou iniciante mais otimizado.

E hoje aqui nós listamos os melhores programas de produção musical. Para essa lista nos baseamos em popularidade, recursos, desempenho e avaliação dos usuários.

Mas é bom esclarecermos que um bom programa de gravação é aquele que você se adapta, que gosta de usar, que fornece os recursos que você precisa para o que deseja produzir.

Vamos agora conhecer os principais programas para quem quer produzir, compor, criar arranjos, fazer uma demo, etc.

 

Pro Tools

A gente começa falando desse gigante do áudio e que está presente em praticamente todos os grandes estúdios de produção. Ele foi um dos primeiros a surgirem no mercado.

Sucessos como Livin La Vida Loca por Ricky Martin foram mixados nessa DAW.

Com o Pro Tools você cria arranjos, grava, edita, mixa e até masteriza seus áudios. O programa ainda vem com alguns plugins nativos que permite que você equalize, use compressão, reverb, delay, entre outros tipos de processamentos e efeitos.

Cabe dizer que esse é um programa multipista, ou seja, você pode gravar vários instrumentos de uma vez. Para usar esse programa é necessário que sua máquina tenha uma boa configuração, seja um MAC ou PC com Windows.

 

Ableton Live

Popular entre usuários que produzem música eletrônica, o Ableton Live oferece recursos poderosos nesse sentido. Ferramentas de loop, efeitos, ferramentas de edição, plug-ins nativos gratuitos, etc.

Mas o mesmo é usado por produtores de outros estilos musicais também.

Cabe dizer que o Ableton trabalha muito bem também com midi.

Esse software de gravação é focado em dois propósitos: arranjos e composição. Existem duas session views que tornam mais intuitivo um e outro processo.

O Ableton ainda vem com um pacote de samples (banco de sons) para você começar a brincar com arranjos e composições.

 

Logic

Esse é um dos programas de produção musical exclusivos para MAC. De nível também profissional, o Logic oferece recursos completos e poderosos para produtores de todos os níveis.

O seu layout de exibição é diferente do layout dos demais programas de produção. Sem contar que ele é fácil de se aprender a operar.

Esse programa também costuma ser usado para apresentações ao vivo. E falando nisso, há um recurso no Logic X que é uma espécie de baterista virtual (o plugin Drummer).

Do mesmo modo que os demais programas aqui, o Logic é uma DAW multipista.

 

Cubase

O Cubase é um dos programas de gravação mais usado de todos os tempos. E essa DAW é da mesma empresa criadora do software de produção musical Nuendo, a Steinberg.

Um recurso legal das novas versões é a possibilidade de trabalhar através da nuvem, podendo compartilhar sua sessão com outros usuários desse programa.

Há muitos plugins nativos nessa DAW como plugins de processamento (compressor, equalizador, gate, etc), plugins de efeito e também de instrumentos virtuais.

 

Reaper

Não poderíamos finalizar sem falar desse pequeno notável. O Reaper chegou ao mercado para competir com softwares de empresas renomadas e já é favorito de muitos.

Com esse programa você tem uma estação de trabalho completa para gravação, edição e mixagem. E os plugins nativos não deixam a desejar.

Uma possibilidade com o Reaper é que você consegue personalizar a sua interface ao seu gosto e necessidades.

Você pode fazer download do programa e testá-lo por 60 dias. E a sua versão paga tem um custo relativamente acessível. Mas não se engane pelo seu valor, ele possui recursos poderosíssimos para produtores musicais de todos os níveis.

O legal do Reaper é que você pode trabalhar com áudio, midi e até mesmo com vídeos.

 

Busque conhecer cada uma dessas DAWs e descubra qual delas é a melhor para você.

Aproveite e veja mais artigos no nosso blog. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação