O básico para você montar um home studio só seu

31 de janeiro de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > O básico para você montar um home studio só seu

Se você alguma vez já pensou em ter seu próprio home studio, já percebeu que não é uma coisa muito barata! Mas se você se arriscar a montar por conta própria, pode sim conseguir. Essa pode ser uma boa saída para músicos que querem ensaiar ou gravar suas músicas, mas que não têm um estúdio por perto.

 

Então veja agora alguns conceitos básicos para que você mesmo construa seu home studio!

Escolha o local

Essa é a primeira etapa, e parece ser tão óbvia mas que algumas pessoas podem se esquecer! Por exemplo, se você mora em um apartamento, talvez tenha que escolher algum outro local, para não incomodar os vizinhos!

 

Pense em praticidade, pois o home studio tem que ficar bem próximo, para que você o aproveite bem. Também leve em consideração o tamanho do espaço, pois em certas ocasiões você pode receber outros músicos para tocar com você. Uma dica é utilizar algum cômodo de sua casa com espaço maior do que você acha que será necessário. Assim você pode receber seus convidados e guardar todo o equipamento necessário para tocar com conforto.

Sele o espaço

Para evitar que o som saia do home studio e incomode outros moradores e vizinhos, você deve selar todo o ambiente. Se as paredes tiverem rachaduras, passe massa corrida para tampa-las. As paredes devem receber uma cobertura especial, que seja de acordo com o local escolhido, principalmente para não deixar o som escapar. Pode ser as tradicionais caixas de ovos, carpetes, espuma ou isopor. Vai depender também de quanto você tem de dinheiro disponível. Em casos mais extremos, pode ser que as paredes precisem de uma camada de concreto armado, para conter o som. Preocupe-se também em cobrir as portas e janelas, pois o som sai facilmente pelas frestas delas.

 

O chão pode receber um carpete, de preferência dos modelos mais grossos. Mas o ideal é cobri-lo com blocos de espuma rígida e, por cima deles, colocar placas de madeiras. Esta pode ser uma tarefa mais difícil, pois requer conhecimento de construção para que o piso fique estável e reto. Também é uma excelente ideia usar uma cor clara no piso, para que os cabos, que costumam ser pretos, fiquem destacados, para evitar tropeços e pisadas.

 

E o teto pode receber os mesmos materiais utilizados nas paredes ou carpete grosso. No caso do teto ser daqueles que o telhado fica exposto, sem laje, vai ser preciso cobrir essa parte, o que pode demandar tempo e dinheiro, por isso não é uma das escolhas mais adequadas.

 

Atente para o fato de que as quinas do home studio devem ser arredondadas, pois se estiverem em ângulos de 90o,a qualidade do som fica ruim.

Ventilação

Um home studio deve ter algum sistema de ventilação, pois se trata de um cômodo abafado, sem circulação de ar. Neste caso, um ar-condicionado é a melhor saída, mas a instalação deve seguir o mesmo esquema de isolação do som citado acima. Já um ventilador vai soprar só o ar que vai aquecendo e ficando pobre em oxigênio.

Melhore a qualidade do som

Como o seu home studio vai ser um ambiente bem fechado e provavelmente pequeno, o som pode se refletir nas paredes com um resultado ruim, e aí é preciso difundir melhor o som. Isso é fácil, pois colocar alguns objetos dentro do studio ajuda a suavizar o som. Coloque um sofá, prateleiras e outros que sejam úteis enquanto você toca, pois o som vai bater nesses objetos e perder aquele aspecto abafado.

Equipamentos

E claro, você quer tocar com o uso de amplificadores, pedais e tudo o que for preciso. Se você não tem esse equipamento, é a hora certa de comprar. Mas pense também que você pode querer gravar suas músicas, e aí entra a parte de outros equipamentos, como mesas de som, computador com software de gravação e mixagem, etc. O ideal é que você planeje antes quais equipamentos farão parte do seu home studio, para que eles fiquem adequados ao tamanho.

 

É isso, pessoal! Espero que essas dicas solucionem suas dúvidas quanto a montar um home studio. Aproveite bem o seu, toque e ensaie bastante, e se quiser pode compartilhar suas músicas e vídeos no nosso Facebook!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação