A administração da produção e sua importância para as indústrias

24 de janeiro de 2019 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > A administração da produção e sua importância para as indústrias

Para uma indústria se tornar cada vez mais competitiva, é necessário garantir que diferentes partes da linha de produção estejam funcionando de maneira adequada e sem desperdício, tanto de tempo quanto de matéria-prima. Com essa ideia em mente, os setores de administração da produção estão cada vez mais relevantes em empresas de diferentes áreas e setores. Através de estudos, métricas e métodos de avaliação, a administração da produção garante o bom funcionamento da empresa, convertendo esses fatores em uma maior margem de lucro. Nesse texto, vamos conhecer quais fatores são fundamentais e quais os pontos mais importantes quando o assunto é administração da produção.

Administração da produção – Planejamento e capacidade para os próximos meses

Um dos pontos mais importantes que a administração da produção possibilita é com relação ao planejamento e a capacidade de produção da empresa para os próximos meses. Essa informação é particularmente importante quando se está começando o atendimento a um novo cliente e até mesmo para antecipar produções de meses mais movimentados. Além disso, sabendo a capacidade de produção da empresa será possível garantir que todas as demandas sejam concluídas no tempo adequado, evitando qualquer problema de atraso.

 

O planejamento de produção deve ser dividido com áreas como comercial e até mesmo o marketing da empresa, facilitando assim que todos compreendam quais são os meses mais críticos e de maior produção equais os períodos que os times comerciais devem fechar uma quantidade maior de negócios e garantir que a produção não diminua do número esperado. Com uma gestão interligada entre diferentes áreas da empresa, será possível alcançar melhores faturamentos e melhorar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados para seus clientes.

Utilizando a administração da produção para compra de novas matérias-primas

Além de entender de forma clara a capacidade produtiva da empresa e possibilitar um planejamento correto para o futuro, a administração da produção também pode facilitar em outros aspectos da empresa. Os principais pontos são:

 

• Melhor negociação comprando uma maior quantidade de matéria-prima – Planejando os projetos futuros, você conseguirá comprar matéria-prima com antecedência e muitos dos fornecedores vão melhorar condições de pagamento e preço, já que a quantidade comprada é maior que o normal.• Controle de estoque – Com a administração da produção o gestor saberá exatamente quanto de matéria-prima será utilizada em cada peça e em cada projeto, melhorando e muito o controle de estoque. Dessa maneira será possível garantir que a linha de produção não esteja desperdiçando material e também controlar quanto da matéria-prima não está sendo aproveitada.

 

• Planejar os ciclos de trabalho de maneira mais correta – Será possível também planejar os ciclos de trabalho, levando em consideração o tempo que o maquinário pode ficar ativo de maneira ininterrupta e também a quantidade de funcionários disponíveis. Para saber se um segundo turno, por exemplo, vale a pena para a realidade de sua empresa, é necessário calcular muito bem sua capacidade produtiva por hora e verificar os gastos com luz, funcionários e outros aspectos para verificar se é viável ou não.

Cuidados na hora de fazer a administraçãoda produção

É importante que toda a equipe responsável pela administração da produção atualize sempre seus dados, além de verificar se todos os processos estão andando conforme o planejado. Assim será possível atualizar o planejamento e também os custos de produção para cada cliente. Também é fundamental utilizar métricas claras, que possam ser interpretadas facilmente pelos outros setores sempre que necessário.

 

Como você pode perceber por esse texto, a administração da produção já é uma realidade em grande parte das empresas do mundo todo, sendo responsável por garantir que todo o setor funcione de maneira adequada, além de garantir que as projeções de lucro da empresa sejam alcançadas. Existem diversos modelos de administração de produção. Se você quiser conhecer mais sobre o assunto, acesse o link e entenda o que é oKanban , sistema japonês que pode ser utilizado para maximizar diferentes aspectos da linha de produção de sua empresa!

 

Se sua indústria se preocupa com a produção sempre em pleno funcionamento, pode contar com os cabos da Sparflex! Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação