O que é um cabo não halogenado e sua importância na segurança

16 de julho de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > O que é um cabo não halogenado e sua importância na segurança

A maioria dos cabos pode ser produzido com a tecnologia que utiliza matérias-primas sem halogênio. Dessa maneira, não é emitida fumaça tóxica em casos de incêndio, sendo a solução ideal para indústrias e para locais onde haja grande circulação de pessoas.

Interessado no assunto e querendo saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira as principais informações a respeito do tema nos tópicos a seguir.

  • Como funciona o cabo não halogenado
  • Porque usar o cabo não halogenado

Como funciona o cabo não halogenado

O uso de cabo não halogenado é um dos principais aspectos que estão ajudando no aumento da segurança nas mais variadas edificações. Isso acontece porque esse tipo de cabo não conta com elementos químicos da família dos halogênios na sua capa, tampouco nos compostos isolantes.

Por causa disso, se houver um incêndio, quando esses cabos são atingidos pelas chamas, o resultado é uma baixa emissão de fumaça, bem como não emitem gases tóxicos. E mais, a pouca fumaça que surge no ambiente possui cor clara, assim, não prejudica a saída das pessoas do local.

É importante entender que, de maneira diferente do que ocorre nas residências, onde os condutores ficam abrigados em eletrodutos antichamas instalados em paredes de alvenaria, em locais públicos o sistema de cabeamento é colocado em eletrocalhas ou bandejas abertas, ou seja, em contato direto com o oxigênio.

É o caso de shoppings, estações de metrô e outros lugares com grande fluxo de pessoas. Desse modo, se por ventura um incêndio iniciar no local, onde há itens halogenados, a exemplo do cloro, a queima dos seus fios libera um significativo volume de fumaça e gases tóxicos.

Eles são altamente agressivos para o sistema respiratório, que podem ser até mesmo mais danosos do que as queimaduras provocadas pelo fogo.

Porque usar o cabo não halogenado

Como você viu, o uso de cabo não halogenado é uma solução que garante total segurança em construções, principalmente em locais onde há uma grande circulação de pessoas. Mas não é só por causa disso que os responsáveis por esses espaços devem adotar esse tipo de cabo.

A verdade é que se trata de uma norma técnica, a NBR 5410, que fala de Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Nela, está determinado que os cabos não halogenados são obrigatórios em locais de alta densidade de ocupação e/ou com condições de fuga difíceis.

Sejam os já citados shopping, sejam escolas, teatros, edifícios comerciais, casas de shows e outros mais. Além disso, a garantia da segurança em instalações elétricas é uma preocupação cada vez mais presente, em praticamente todos os setores da economia e também uma exigência da população.

Outro motivo para substituir os cabos halogenados por não halogenados é o fator econômico. Isso porque, ao optar pelos cabos mais seguros, que podem ser instalados em todos os locais, é possível usar apenas eletrocalhas para organizar os cabos. Assim, não é preciso usar alternativas que exigem um maior custo para a instalação.

Obtenha mais informações sobre cabos não halogenados e instalações seguras.

Faça os seus pedidos de cabos não halogenados com a Sparflex agora mesmo. Entre em contato pelo telefone (11) 2535-8900, pelo e-mail contato@sparflex.com.br ou no site sparflex.com.br/contato.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação