O que um luthier faz?

10 de outubro de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > O que um luthier faz?

Se você toca algum instrumento musical ou está aprendendo a tocar, provavelmente já se deparou com a seguinte frase quando surgiu algum problema com ele: “leva num luthier”.

 

O nome “luthier” é originado do francês “luth” que significa alaúde (se você estudou história da música talvez tenha ouvido falar desse instrumento de origem árabe). Esse profissional é sempre relacionado com a construção de instrumentos musicais de corda. Mas ele pode trabalhar em outros instrumentos também.

 

Os luthiers podem realizar reparos e manutenções em instrumentos musicais de corda, tais como regulagem do braço do instrumento, troca de captadores, blindagem, restaurações, entre outros. Há casos em que eles até mesmo realizam restauro em instrumentos usados antigos.

 

 

Quais instrumentos um luthier pode construir?

 

Como citado, ele pode criar instrumentos de corda, nisso estão compreendidos desde violões, guitarras (elétricas ou acústicas), cavaquinhos, ukuleles, violinos, violas, violoncelos, entre outros.

 

E o trabalho desse profissional é todo artesanal, onde cada instrumento é desenvolvimento um a um. Por conta disso muitos músicos têm instrumentos únicos ou que levam a assinatura do luthier ou mesmo a sua.

 

Essa técnica de construção de instrumentos é passada de geração a geração, sendo que o luthier profissional precisa dominar bem essa que podemos chamar de “arte”. Do contrário a construção e a sonoridade dos instrumentos poderão ficar comprometidas.

 

Esse profissional, além de dominar a arte da fabricação artesanal de instrumentos, ainda precisa ter conhecimento de música, um bom ouvido musical, ser criativo e também ter noções de desenho, a fim de criar os designs dos instrumentos.

 

O trabalho dele começa com a ideia ou desenho do instrumento a ser desenvolvido, em seguida ele deverá escolher e moldar a madeira, tratar de todo o design do instrumento, realizar a pintura e acabamentos, etc. Sem contar as partes elétricas, no caso de guitarras e baixos elétricos, por exemplo.

 

Algo que faz toda a diferença na qualidade e sonoridade do instrumento é a escolha das madeiras para sua construção, do mesmo modo que os acabamentos. Vale mencionar que isso também influencia no preço final do instrumento a ser construído.

 

 

Como encontrar um bom luthier?

 

Do mesmo modo que levamos um veículo para conserto com um profissional de confiança, os músicos levam seus instrumentos de corda para manutenção por um luthier de confiança. E, quando o serviço prestado é de qualidade, geralmente eles permanecem com esse profissional por muitos e muitos anos (senão por toda a vida).

 

E a maneira mais eficaz de encontrar um bom profissional para realizar a manutenção ou mesmo para a construção do seu instrumento seria por meio de outros músicos. Se eles gostaram do serviço de um profissional, certamente o irá recomendar para outras pessoas.

 

Geralmente, o luthier pode trabalhar em sua própria oficina ou, ainda, para uma loja de instrumentos musicais ou numa fábrica de instrumentos. Também, esse profissional pode fazer parcerias com conservatórios de música ou orquestras, prestando serviços de reparos e manutenções dos instrumentos dali.

 

Agora você sabe mais como é o trabalho de um luthier, que é uma bela profissão. E você pode continuar vendo mais artigos interessantes no nosso Blog. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação