Instrumentos musicais usados: vale a pena comprar?

19 de setembro de 2019 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Instrumentos musicais usados: vale a pena comprar?

Pode ser que você já tenha se deparado com essa dúvida, se vale a pena comprar instrumentos musicais usados, principalmente se você for um estudante. Afinal, estudar música requer investimentos, como pagar a mensalidade da escola, a manutenção do instrumento e, claro, a compra de um instrumento para ensaiar em casa. Por exemplo, uma guitarra nova pode ter um preço bem acessível, algo em torno de R$300, mas também pode ser que esse modelo não tenha uma qualidade tão boa. Em contrapartida, uma guitarra com qualidade comprovada pode custar mais de R$2.000! Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a decidir se vale a pena comprar seus instrumentos musicais usados ou novos.

 

Antes de comprar um instrumento usado, verifique os pontos que vamos listar agora.

Preço

Verifique muitobem o preço de um instrumento usado. Compare com os preços dos novos, de preferência da mesma marca e modelo, para descobrir se o custo-benefício vale a pena.

Aparência

Não é só porque o instrumento é usado e tem um preço mais baixo que você não vai se preocupar com a aparência dele. Gaste um pouco mais de tempo, se for preciso, mas procure um instrumento que esteja bem conservado, sem riscos, partes amassadas ou coladas. Afinal, um instrumento com boa aparência vai fazer você se sentir mais animado para tocar.

Pergunte muito

Na hora de comprar o instrumento usado, pergunte ao vendedor tudo o que for preciso. Claro que neste caso comprar de um vendedor particular que é o dono do instrumento facilita muito, mas mesmo em uma loja procure tirar todas as suas dúvidas. Pergunte sobre como é a rotina de manutenção do instrumento, se ele ficou muito tempo parado antes de ir à venda, se alguma vez ele precisou de um reparo importante, etc.

Peça ajuda

Se você conhece alguém que entende de instrumentos musicais, como por exemplo seu próprio professor, peça para que ele verifique o instrumento com você. Essa é uma das melhores formas de ter certeza que sua compra não será um desperdício!

Toque antes de comprar

Essa é a parte prática que garante que você está escolhendo um instrumento usado que vale a pena ser comprado. Toque por um tempo, percebendo se as notas estão bem afinadas, se existem algum problema mecânico e se o instrumento consegue manter a afinação.

Garantia

E para fechar a compra de instrumentos musicais usados, peça para o vendedor oferecer garantias documentadas. Não adianta ter o famoso “la garantia soy yo”! Se a compra for em uma loja, a emissão de garantia é um procedimento normal, mas se for com um particular, faça um contrato assinado, com os termos de garantia combinados entre vocês, comopor exemplo a garantia de devolução dentro de 7 dias, caso você não fique satisfeito com a compra. Você pode pesquisar no Google por modelos de garantias de compra.

 

E assim você fica mais tranquilo para comprar instrumentos musicais usados e economiza uma boa grana! O importante é você poder tocar, aprender e desenvolver suas técnicas.

 

Continue acompanhando o Blog da Sparflex e fique por dentro do mundo da música. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação