Como organizar fios e cabos em sua indústria

17 de outubro de 2019 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Como organizar fios e cabos em sua indústria

Embora muitos equipamentos já façam uso da tecnologia Wi-Fi e, assim, não precisem de fios para funcionarem, essa não é a realidade de todos os aparelhos e máquinas, inclusive, na indústria. Afinal, em geral, o maquinário industrial conta com vários cabos.

Por isso, é necessário buscar um esquema de organização para que os fios e cabos não fiquem bagunçados. Além de ser uma questão de segurança, é o jeito ideal para manter os ambientes mais amplos, limpos e funcionais.

Se você acha que a sua empresa precisa dessa organização, então, continue lendo este artigo e descubra como organizar fios e cabos em sua indústria. Para tanto, confira as dicas presentes nos tópicos a seguir.

  • Como organizar fios e cabos com praticidade
  • Dicas para realizar um esquema de organização

Como organizar fios e cabos com praticidade

Fios e cabos soltos por todo o canto podem não só causar acidentes, como também acumulam poeira, o que pode reduzir a sua vida útil. Dessa forma, vale a pena investir nas soluções adequadas de como organizar fios e cabos.

Conforme as máquinas e demais aparelhos usados, tanto nos escritórios e salas de reuniões, quanto na área de produção, é necessário um esquema próprio de organização. De qualquer forma, as soluções existentes se adaptam às diferentes necessidades.

Entre elas, estão as canaletas, que devem ser fixadas nas paredes, e por onde passam fios de diferentes espessuras, desde que as calhas usadas tenham a largura apropriada. De acordo com a situação, é possível passar vários fios pela mesma canaleta.

Parecida com a canaleta, existe o organizador de fios flexível em formato de espiral, que, como o nome diz, diferente da calha que é de material rígido, esse é flexível, adaptando-se melhor a algumas circunstâncias. Também é mais prático, pois não precisa ser fixado na parede.

Outros modelos de organizador são a eletrocalha e o perfilado perfurado – um pouco mais estreito – que podem ser tanto metálicos quanto de plástico. São mais reforçados e adequados para alguns segmentos da indústria. Também costumam ser instalados de forma aérea.

As abraçadeiras de nylon são outros acessórios muito úteis na hora de como organizar fios e cabos, pois com elas é possível juntar os fios e não deixar que fiquem soltos. A fita de velcro é um recurso semelhante, com a vantagem que pode ser aberta quando necessário.

Dicas para realizar um esquema de organização

Além de saber quais os materiais e acessórios mais apropriados na hora de como organizar fios e cabos, é importante estar atento a outros aspectos. Veja quais são eles a seguir:

  • Identifique todos os cabos e fios;
  • Reduza o tamanho dos fios e cabos quando possível;
  • Ao fazer a organização, desconecte-os antes;
  • Aproveite a hora da manutenção para limpar cabos e fios;
  • Substitua fios e cabos regularmente e sempre que necessário.

Quer saber mais sobre como fazer a manutenção na sua indústria? Confira este artigo (link https://www.sparflex.com.br/manutencao-industrial-como-planejar-e-executar/)

Quando estiver no momento de realizar a troca de cabos e fios na sua indústria, é importante buscar marcas de confiança e credibilidade no mercado. Para tanto, entre em contato com a Sparflex e faça um orçamento.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação