O controle de matéria prima e os cuidados necessários

18 de novembro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O controle de matéria prima e os cuidados necessários

O controle de matéria prima é de extrema importância para empresas de todos os segmentos de mercado, principalmente para a indústria, que precisa de materiais de boa procedência para manufaturá-los. Da mesma forma, existem cuidados necessários que não podem ser ignorados.

Se você tem interesse nesse assunto e quer saber mais, então, continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • Como é feito o controle de matéria-prima
  • Importância e vantagens competitivas para as indústrias

 

Como é feito o controle de matéria-prima

O controle de matéria-prima consiste em um procedimento de inspeção para se certificar da sua qualidade, principalmente quando ela é recebida na empresa para ser posteriormente usada no processo produtivo.

Para tanto, sempre que um novo lote de matéria-prima chega à indústria, é necessário que haja uma equipe apta a executar os adequados procedimentos, como testes e inspeções, a fim de comprovar a qualidade do material, de acordo com os parâmetros preestipulados.

Esse tipo de procedimento é chamado de inspeção de recebimento, sendo crucial para evitar que a indústria faça uso de matérias-primas que estejam em desacordo com as especificações da fábrica. Serve ainda para garantir a produção adequada de mercadorias de todos os tipos.

De acordo com o segmento de mercado da indústria, hoje em dia, já é possível encontrar softwares que contribuem com a execução do procedimento para o registro e controle de entrada. Outra opção é contratar empresas terceirizadas e especializadas para realizar a inspeção.

É importante dizer que mesmo a matéria-prima recebida de fornecedores recorrentes deve ser inspecionada, em especial, quando é identificado que os produtos deles costumam apresentar falhas. Mais um cuidado necessário é o de dar atenção especial aos produtos de novos fornecedores.

 

Importância e vantagens competitivas para as indústrias

O controle de matéria-prima pode ser bastante dispendioso, no entanto, é indispensável para qualquer empresa, uma vez que oferece inúmeras vantagens, inclusive, para o setor industrial. Entre elas, há o benefício de evitar prejuízos que impactem o seu processo produtivo.

Afinal, se um lote de matéria-prima chegar na sua empresa fora dos parâmetros e não for inspecionado, seguindo diretamente para a fábrica, as chances são altas do produto fabricado não apresentar a mesma qualidade e até mesmo algum defeito que inviabilize a sua venda.

Se isso acontecer, será preciso refazer o produto final, o que pode causar um grande atraso na linha de produção. Por consequência, o prejuízo pode ser ainda maior, pois serão usadas mão de obra e matéria-prima para a produção de um mesmo item.

E mais, outras matérias-primas de qualidade que foram utilizadas em conjunto também podem ser desperdiçadas. A situação pode se complicar se o produto final defeituoso não for inspecionado antes da entrega ao cliente e for ele quem perceber o problema ou mesmo um dos seus clientes.

Nesse caso, a dor de cabeça está garantida, já que a reputação da sua marca pode ficar comprometida, além de causar prejuízo financeiro a todos os envolvidos. Mas com o adequado controle de matéria-prima é possível evitar uma sequência de desastres.

 

Confira outro artigo da Sparflex sobre a gestão da qualidade de produtos, que começa com o controle de qualidade da matéria prima, de forma a ter mais e melhores vendas.

 

Se você precisa de cabos especiais, inclusive de acordo com seus projetos, pode conversar com os especialistas da Sparflex por meio dos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação