A edição de áudio fica mais fácil com essas dicas!

11 de novembro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > A edição de áudio fica mais fácil com essas dicas!

Quer realizar uma edição de áudio profissional e de modo otimizado? Então precisa conhecer as dicas que trouxemos aqui hoje.

A edição é um dos processos fundamentais na produção para que o material final fique impecável. Essa etapa precede a mixagem e é crucial para evitar complicações durante a mix.

Mas se você está começando agora a editar, é importante saber que esse é um processo que pode ser demorado, já que você deve se familiarizar com uma série de termos e técnicas. E é por isso que esse artigo traz dicas práticas e direto ao ponto para uma boa edição.

 

O que é edição de áudio?

É comum algumas pessoas confundirem a edição de áudio com a mixagem.

A edição diz respeito a preparação das trilhas de áudio antes de realizar a mixagem ou o que for.

É na edição, por exemplo, onde você faz a limpeza para eliminar ruídos de fundo do áudio, realiza cortes de partes indesejadas, faz fade in e fade out, muda um trecho de posição, faz automação, etc.

Podemos ver que essa é uma etapa de extrema importância e que exige bastante atenção aos detalhes.

 

Dicas de edição de áudio: tornando o processo mais rápido

Primeiramente, é importante saber que para editar áudio rápido é necessário ter prática. Ou seja, você precisa praticar a edição diariamente ou ao menos algumas vezes na semana para desenvolver suas habilidades. Agora vejamos algumas dicas práticas de edição de áudio.

 

O poder dos fades

Um dos principais recursos da edição de áudio é o fade.

Se você tiver um instrumento ou qualquer som e num dado momento da música quiser remover esse som, cortar bruscamente pode deixar ruídos no áudio. Por isso que a recomendação é, após um corte, fazer um fade de ao menos 5 segundos para o som sair de modo suave.

Se você precisa adicionar fades em várias tracks, pode fazer o modo de fade em lote. Basta selecionar todas as tracks e abrir o diálogo de fades do seu programa de gravação e edição, depois configure os fades para todos de uma vez.

Importante: os cabos de áudio que você usa também influenciam na qualidade da sua edição, pois os monitores, por exemplo, estarão ligados à interface através deles. Temos aqui um artigo onde falamos sobre a organização dos cabos de forma adequada, vale a pena conferir.

 

Quantizar clipes midi

Se você vai trabalhar com clipes midi, então precisará que esses estejam alinhados para baterem certinho junto com o metrônomo.

Existem ferramentas nas próprias DAWs que permitem a quantização (alinhar o clipe midi ao tempo do projeto – BPM). Use esse recurso e não tenha mais que alinhar tudo manualmente.

 

Marcadores

O uso de marcadores pode otimizar bastante o tempo que você gasta editando áudio. Com eles é possível deixar marcado onde algo começa e termina, onde fez algum corte, onde a música sofreu uma alteração de volume, tonalidade, onde entrou ou saiu um instrumento, etc.

 

Removendo silêncio de forma automática com o auto trim

Muitas DAWs possuem um recurso chamado de auto trim que permite remover partes em silêncio de forma automática. Basta ir nesse recurso na sua DAW e depois selecionar o limite de sinal onde a ferramenta deve atuar para remover, por exemplo:

– Digamos que não haja nada utilizável além de -28dB, então você configura a ferramenta para que elimine as partes da faixa (usando o Threshold).

E aqui você ainda pode deixar ativado a função Ripple Edit para que ao eliminar uma parte do áudio ele automaticamente se una com o posterior, sem deixar espaços (ou você pode simplesmente dar um fade in e fade out em cada trecho de áudio).

 

Tecla TAB para navegar entre transientes

Esse é um excelente recurso se você vai editar peças de bateria. Usando a tecla TAB do seu teclado é possível navegar entre transientes, assim você avança para os picos do áudio e consegue uma edição muito mais otimizada da bateria.

 

Gostou dessas dicas? Já conhecia alguma delas? Comente aqui abaixo qual e deixe também sua contribuição.

 

Não se esqueça de que pode elevar ainda mais a qualidade da sua edição e produção contando com os cabos de áudio da Sparflex. Conheça mais acessando nossa loja:

https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação