O que é Fieldbus e como ajuda no controle industrial

4 de novembro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O que é Fieldbus e como ajuda no controle industrial

Empresas que desejam investir na automação dos processos devem estar atentas a uma série de medidas importantes, como a escolha de cabos de qualidade para interligar as suas máquinas. Também devem conhecer as melhores soluções existentes no mercado.

Nesse cenário, vale a pena descobrir o que é Fieldbus, como essa rede ajuda no controle industrial e porque necessita de cabos com credibilidade no mercado. Para saber mais a respeito do assunto, continue lendo este artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é e como funciona a rede industrial Fieldbus
  • Importância da sua manutenção e de cabos de qualidade

 

O que é e como funciona a rede industrial Fieldbus

Fieldbus é o nome dado às redes industriais que são usadas em empresas que investem na automação dos processos para a sua linha de produção. A sua aplicação mais especificamente é na integração de equipamentos, sejam eles computadores e robôs ou todo o tipo de máquina presente na fábrica.

As redes industriais Fieldbus se destacam no mercado devido a sua imensa eficiência, uma vez que conseguem promover a comunicação entre os mais variados dispositivos conectados na rede. Da mesma forma, permite diferentes aplicações e, por isso, pode ser usada em indústrias de muitos segmentos.

Além disso, conta com outras características, como a comunicação serial do tipo two-way digital, o que significa que a Fieldbus é capaz de conectar equipamentos de campo, a exemplo de atuadores, controladores e sensores.

Esse tipo de rede se caracteriza ainda pela versatilidade, sendo que precisa ser configurada por meio de LAN – Local Area Network. Claro, desde que sua aplicação seja na automação de processos ou na automação de manufaturas. A Fieldbus também promove o controle do processo produtivo.

Dessa maneira, são diversas as funções oferecidas pelo sistema de controle, entre elas, saída e entrada analógicas, bem como controle derivativo, proporcional e integral. Por fim, mas não menos importante, essas redes proporcionam economia de sistema de infraestrutura.

Afinal, com a possibilidade de interligar diferentes dispositivos em um único par de fios, a infraestrutura necessária se torna simplificada, exigindo menos custos. E por consequência, há também uma redução de risco de falhas no sistema de comunicação.

 

Importância da sua manutenção e de cabos de qualidade

Por mais eficiente que sejam as redes de industriais Fieldbus, é de extrema importância que ocorra a devida manutenção das mesmas. Outro cuidado essencial e o de utilizar cabos de qualidade para a interligação dos equipamentos envolvidos nos processos industriais.

Isso quer dizer que é preciso não só serem instaladas por uma empresa de credibilidade e com mão de obra experiente e capacitada, como também preocupada em buscar os cabos de maior qualidade que sejam disponibilizados no mercado.

Com isso, as manutenções se mostram menos dispendiosas e o sistema oferece uma maior vida útil, o que reflete ainda na maior eficiência dos processos industriais e na economia da empresa. E mais, com a escolha dos cabos certos para instalar a Fieldbus, os seus benefícios se tornam mais evidentes.

 

Agora, você pode ver um artigo que explica o que é a Indústria 4.0

 

Se você precisa de cabos de comunicação para seu sistema de comunicação entre máquinas e equipamentos pode conversar com os especialistas da Sparflex pelos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação