Gestão da qualidade de produtos e sua influência nas vendas

23 de maio de 2019 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Gestão da qualidade de produtos e sua influência nas vendas

O mercado vem se modificando nos últimos anos, fazendo com que o consumidor se torne mais exigente e escolha seus produtos levando em consideração outros elementos além do preço. Em geral, existem diferentes fatores que o cliente procura para optar por um produto específico, mas um dos fatores mais relevantes é a qualidade do produto adquirido. E assim surgiu para os chefes de setor a necessidade da gestão da qualidade dos produtos. A gestão da qualidade de produtos, vai depender do tipo de item produzido pela sua empresa e das exigências do mercado em que está inserida, mas nesse texto iremos abordar algumas boas práticas que podem ser usadas por diferentes setores. Confira!

Entenda mais sobre a gestão da qualidade

De maneira geral, a gestão da qualidade exige que a empresa utilize algumas métricas para garantir que tudo siga um padrão específico imposto pelo mercado e pelos seus consumidores. Os padrões a serem seguidos dependem muito de cada área de atuação mas esses cuidados vão ajudar sua empresa a melhorar a gestão de qualidade, como por exemplo:

 

• Cuidado com a matéria-prima adquirida – A qualidade dos produtos que seus fornecedores oferecem, impacta diretamente na qualidade final de seu produto, por isso sempre verifique se a matéria-prima corresponde às especificações que seu produto necessita e crie sistemas para conferência de qualidade, principalmente no momento do recebimento do material em questão.

 

• Tenha a manutenção do maquinário sempre em dia – Máquinas sem manutenção acabam afetando a qualidade de seu produto. Por isso, é necessário fazer manutenções preventivas e de emergência, garantindo que tudo funcione de maneira correta.

 

• Cuidado na hora de comprar outros componentes – Os outros componentes utilizados em sua linha de produção, como os cabos, também podem afetar na gestão de qualidade da sua empresa, por isso sempre compre cabos de fornecedores de sua confiança.

 

• Faça um gerenciamento dos processos internos – Para garantir a gestão da qualidade dos processos de sua empresa, é necessário que exista uma conferência da linha de produção. Em alguns setores, fatores como temperatura, ruído e até mesmo o tempo de manuseio de cada produto pode gerar uma diferença considerável na qualidade do mesmo. Por isso, a empresa precisa contar com medições precisas e programas que ajudem o gestor a transformar esses dados em informação e utilizar esse novo conhecimentopara a gestão da qualidade.

 

• Verifique se o seu setor conta com algum certificado próprio – Existem diferentes cerificados de qualidade que são usados para garantir que uma marca ou um produto seguem diversas normas de verificação da qualidade dos itens que produz. Os certificados ISO são alguns dos mais conhecidos no Brasil, e para obte-los a empresa precisa seguir regras específicas e adaptar sua linha de produção para acompanhar as exigências do selo. Alguns segmentos de mercado contam com selos específicos e a gestão da qualidade pode ser feita com objetivo de obter algum deles.

 

• Divulgue de forma adequada os certificados e a qualidade de sua empresa – Os selos e processos de gestão de qualidade devem ser divulgadas de maneira adequada. Faça um planejamento com sua equipe de marketing e, se possível, inclua essa informação em campanhas e até mesmo na embalagem dos produtos que sua empresa oferece.

 

Como você pode perceber, os cuidados sobre a gestão da qualidade podem beneficiar sua empresa de diferentes formas, ajudando inclusive a vender mais e melhor. É fundamental que a empresa tenha sempre sua mentalidade focada em melhorar a gestão da qualidade, fazendo com que esse processo aconteça gradualmente e beneficie a empresa como um todo. Crie maneiras de verificação dos processos e faça uma avaliação por amostragem dos itens produzidos, garantindo assim que a qualidade dos seus produtos sempre esteja num patamar adequado para seus clientes e mercado.

 

Entendeu a importância da gestão da qualidade para sua indústria? Aqui na Sparflex a qualidade dos nossos cabos é levada a sério, para que nossos clientes tenham sempre a garantia de que seus produtos estão em conformidade.

Entre em contato com um especialista da Sparflex e compre os melhores cabos do Brasil.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação