Equipamento de áudio: os essenciais para ter um bom som

25 de novembro de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Equipamento de áudio: os essenciais para ter um bom som

O equipamento de áudio que você utiliza é importante para conseguir o som desejado.

Seja para apresentações profissionais, pequenos shows, tocar na igreja, com sua banda, enfim, aqui temos uma lista de itens essenciais para fazer um bom som.

 

1 – Mesa de som

Além de poder conectar diversos instrumentos, com uma mesa de som você pode mixar esses instrumentos e enviar os sinais de áudio para suas caixas (ativas ou passivas) ou até mesmo enviar para um computador.

Uma mesa de som possui entradas e saídas RCA, P10 e há modelos que suportam também XLR. Existem modelos com diferentes quantidades de canais, escolha a que melhor te atender.

 

2 – Monitores de áudio

Bons monitores de áudio te ajudarão a mixar e editar o seu som com qualidade.

Através deles você escuta o som (convertido em digital) com bastante clareza. O uso de monitores se dá com a interface de áudio, a dupla perfeita para quem quer gravar e mixar com qualidade.

Uma coisa interessante é que os monitores de áudio (não caixas de som) possuem um som “flat”, o que te ajudará a editar e mixar sem interferências de “maquiagem” no som com mais graves ou agudos, por exemplo, pois ele te entrega um som fiel.

 

3 – Interface de áudio

Se você quer gravar seu instrumento musical, a interface é um equipamento de áudio indispensável.

Há modelos de interface com dois ou mais canais. Escolha o que melhor te atenderá.

A interface pega o sinal analógico (captado pelo microfone ou captador do instrumento) e o converte em sinal digital (sinal que poderá ser manipulado dentro de um software de gravação – DAW).

E a conexão é simples: há o instrumento ou microfone, que são conectados por um bom cabo de áudio na interface de áudio, e depois a interface é conectada ao computador.

 

4 – Microfone

Por meio do microfone é que o sinal será enviado para sua mesa de som ou computador (convertido em sinal digital).

Escolha o modelo de microfone que melhor atenda às suas necessidades: dinâmico, condensador ou mesmo um modelo USB (dispensando o uso de interface de áudio).

 

5 – Headphone

Um bom headphone é um equipamento de áudio que te ajudará na hora de gravar, editar e também mixar. E é importante escolher um fone que seja confortável para uso prolongado, geralmente um modelo leve e com a parte que vai nas orelhas maior (não ficando sobre elas).

O headphone pode ser conectado na mesa de som, na interface ou mesmo pode ser usado com um amplificador para fones. O amplificador para fones envia o sinal de uma mesa de som para mais de uma pessoa (sendo ideal para bandas).

 

6 – Cabos de áudio

Se você tem todo um equipamento de áudio de qualidade, mas não dispõe de bons cabos, pode não usufruir de tudo o que eles têm para oferecer.

Para conectar todos os equipamentos você precisará de diferentes cabos como RCA, XLR e P10. Os cabos são itens em que não se deve economizar, pois é através deles que o sinal será transmitido, sendo importante que esse sinal chegue bem até o seu destino (mesa de som, interface, caixas, etc.).

Temos um artigo aqui no blog que recomendamos para você, nele abordamos sobre as características dos cabos de áudio de qualidade.

 

7 – Computador

Um desktop ou notebook, não importa, o importante é dispor de um equipamento desses para ligar os demais.

É através do computador que o sinal captado pelo microfone ou proveniente do captador do instrumento e que foi enviado para a interface será manipulado.

No seu notebook ou PC tenha uma DAW (Digital Audio Workstation) para captar e editar o sinal de áudio. É importante ter uma máquina com configurações razoáveis.

Um Mac, apesar de ter um valor elevado, é recomendadíssimo para quem quer algo profissional. Mas os modelos com Windows também podem desempenhar bem seu papel, se possuírem uma boa memória RAM (ao menos 8GB), processador de ao menos dois núcleos e HD com bastante espaço.

Gostou desse artigo? Então confira os demais no blog da Sparflex.

Não se esqueça de que na loja online da Sparflex você pode adquirir cabos de áudio de qualidade para seus equipamentos:

https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação