Cabo de controle: características e usos na indústria

9 de dezembro de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabo de controle: características e usos na indústria

O cabo de controle é amplamente utilizado na indústria e mesmo no comércio. Além de flexível, possui o diferencial de ser altamente versátil, uma vez que pode oferecer características distintas, atendendo diferentes tipos de instalações.

Portanto, se você quer descobrir tudo a respeito de cabo de controle, suas características e usos na indústria, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as principais informações a respeito do assunto.

  • O que é e como funciona o cabo de controle
  • Onde e como o cabo de controle é usado nas indústrias

 

O que é e como funciona o cabo de controle

O cabo de controle consiste em um cabo flexível que pode ser usado em instalações de diferentes tipos. Esse componente se enquadra nas classes de condutores 4, 5 e 6, sendo que a diferença entre elas está na flexibilidade. Assim, a classe 6 é a que oferece um maior nível dessa característica.

Outros atributos importantes do cabo de controle são a existência de condutor encordoado em cobre e o fato de ser isolado com uma composição termoplástica, que pode ser de PVC, isto é, policloreto de vinilo ou outros materiais.

Exemplos são o HEPR, que se trata da borracha etileno-propileno de alto grau, XLPE, que consiste no empolietileno reticulado, ou PE, conhecido ainda como polietileno. Além disso, quando o cabo é blindado, conta com película de cobre, fita aluminizada e malha trançada.

Já a sua cobertura também pode ser em PVC ou PE, bem como em PCP, que é o policloroprene, ou em CSP, que se refere ao polietileno clorossulfonado. Além da flexibilidade, o cabo de controle se diferencia devido a outras vantagens que possuem.

Nesse caso, é possível citar a sua grande resistência à umidade, aos raios solares e a elementos químicos. Da mesma forma, é um componente auto extinguível e antichama.

 

Onde e como o cabo de controle é usado nas indústrias

Uma característica fundamental do cabo de controle é a sua versatilidade, pois adequa-se a necessidades distintas quando o assunto é instalação. Desse modo, pode ser aplicado em instalações fixas em circuitos de controle e comando, bem como em sinalização de equipamentos elétricos.

Esse componente também serve para ligações de máquinas, cabeamento estruturado, botoeiras, sistemas microprocessados, alimentação, usinas geradoras, automação de subestações, áreas industriais e químicas.

O cabo de controle tem lugar até mesmo em sistemas móveis e fixos de eletrodutos, podendo ser expostos ou embutidos. Outras aplicações são em edifícios comerciais, banco de dutos, canaletas, leitos, eletrocalhas e painéis elétricos.

Já que existe uma ampla variedade de cabos de controle, é importante fazer a escolha adequada em conformidade com a sua aplicação. Recomenda-se ainda que sejam levados em consideração demais aspectos.

Entre eles, a possível necessidade de ampliação no futuro ou mesmo de um melhoramento no que diz respeito às correntes elétricas do cabo e o quanto custa a implantação de um novo sistema.

Dito isso, além de adquirir cabos de controle de qualidade é essencial que o vendedor esteja capacitado para ajudar na compra do componente mais apropriado.

 

Para ficar atualizado, leia mais um artigo cujo tema é a Indústria 4.0

 

Se você precisa de cabos de controle pode falar com os especialistas da Sparflex, que produz cabos sob demanda, ou seja, personalizados de acordo com o projeto do cliente. Use os seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação