O cabo manga blindado e seus diversos usos na indústria

20 de agosto de 2020 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > O cabo manga blindado e seus diversos usos na indústria

Os cabos, dos mais diversos tipos, fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, seja em casa, seja no local de trabalho. Afinal, eles servem para conectar máquinas e equipamentos entre si ou a outros dispositivos.

Na indústria, então, a sua aplicação é bastante diversificada e se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você confere informações pertinentes a respeito do cabo manga blindado e seus diversos usos na indústria.

  • Cabo manga blindado e aplicações na indústria
  • Vantagens do cabo manga blindado

 

Cabo manga blindado e aplicações na indústria

Na indústria, o cabo manga blindado é amplamente utilizado, inclusive quando é preciso interligar periféricos de informática ou até mesmo os sensores industriais, bem como eletrônicos em geral. O seu objetivo é o de realizar o controle e a transmissão de sinais, ou seja, trata-se de um condutor de dados.

Para tanto, é formado por fios de cobre eletrolítico, encapados com PVC – isolamento em composto termoplástico. Também se caracteriza pela sua flexibilidade, já que os seus fios de cobre são entrelaçados.

A cobertura do cabo manga blindado conta com uma isolação de PVC, que envolve o conjunto de cabos. E a sua blindagem é fabricada em malha trançada com fios de cobre ou com uma fita poliéster com alumínio.

Dito isso, é possível listar alguns usos do cabo manga blindado:

  • Computadores instalados na linha de produção;
  • Conexão de monitores de vídeo;
  • Instalações internas aparentes;
  • Instrumentos de medição;
  • Centrais de processamento de dados;
  • Instrumentos de automação;
  • Sistemas de telefonia;
  • Equipamentos eletrônicos e informática em geral.

Já que se trata de um cabo perfeito para o controle e transmissão de sinais, sejam eles de computadores, sejam de equipamentos industriais, instrumentação, automação industrial e centrais de processamentos de dados, etc, oferece maior garantia de qualidade aos processos.

É importante dizer que, para a sua adequada aplicação, é preciso fazer uso de adaptadores, conectores e soldas de acordo com as características de cada cabo.

 

Vantagens do cabo manga blindado

O mais comum é que o cabo manga blindado seja utilizado para pequenas distâncias, uma vez que se trata de um cabo fino e muito resistente. Assim, ele possibilita a transferência elétrica com qualidade para o processo industrial.

Outra vantagem do seu uso na indústria é que o cabo manga blindado possui a característica de reduzir interferências eletromagnéticas, em especial, em lugares onde há alto grau de ruídos e diferentes tipos de interferências.

Nesse sentido, é possível dizer que o cabo manga é mais prático de usar do que cabo coaxial, inclusive em processos industriais. Isso se deve ao fato de ser mais fino, o que significa que possui grande resistência, sendo usado em distâncias menores para garantir a adequada transferência elétrica.

Agora, confira outro artigo, que explica 5 táticas para encontrar o melhor fornecedor de cabos.

Como a Sparflex é líder na produção de cabos manga blindados, solicite, hoje mesmo, um orçamento ou faça o seu pedido:

Telefone – (11) 2535-8900

E-mail – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br/contato

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação