Como afinar guitarra: um guia para iniciantes

13 de agosto de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Como afinar guitarra: um guia para iniciantes

Hoje aqui nós vamos te mostrar uma forma eficaz e prática de como afinar guitarra passo a passo.

Logo quando se começa a estudar, o instrumento já deve estar devidamente afinado. E é aí que surge o problema:

– Como se está iniciando na música, o estudante não sabe como fazer a afinação, então somente há duas alternativas: o próprio professor irá afinar a guitarra do aluno ou o aluno irá pedir para um amigo mais experiente fazer isso.

Mas como nem todos desfrutam dessa realidade de dispor de um professor (como os que fazem aulas online) ou conhecem alguém que toque um instrumento e saiba fazer a afinação, vamos te ensinar como você mesmo pode deixar sua guitarra afinada.

Aproveitamos para te convidar para conferir um outro artigo onde falamos sobre como limpar sua guitarra de jeito certo e garantir que ela mantenha sua boa sonoridade e até mesmo evite defeitos.

 

Como afinar guitarra: guia prático e simples

Nesse método de como afinar guitarra nós vamos precisar de uma guitarra (obviamente), seu cubo ou amplificador e do seu aparelho celular. Usaremos aqui o aplicativo Afinador e Metrônomo que está disponível para aparelhos com sistema Android e IOS.

Mas você pode usar o aplicativo que desejar, existem vários outros gratuitos como o Guitar APTuner 3, Audio Tuner 1.07, Tuner-online, etc.

Inclusive, o Tuner-online está disponível para computadores, podendo você ligar sua guitarra diretamente no PC e fazer a afinação.

Lembrando que aqui estaremos afinando o instrumento em sua afinação padrão (cordas E, B, G, D, A e E, contando de baixo para cima), pois existem outros tipos de afinação, mas esse é assunto para outro artigo.

Mas, basicamente, com a afinação padrão você tocará a maioria das músicas e poderá também tocar com outros músicos sem problemas. Já outras afinações são feitas para músicas específicas.

 

Nomes das cordas para conseguir afinar sua guitarra

Você deve saber que cada uma das cordas recebe um nome e que elas são contadas de baixo para cima:

1ª corda = Mi (E)

2ª corda = Si (B)

3ª corda = Sol (G)

4ª corda = Ré (D)

5ª corda = Lá (A)

6ª corda = Mi (E)

Sabendo isso, ficará mais fácil afinar sua guitarra com esse e com o outro método que mostraremos depois.

 

Passo a passo de como afinar sua guitarra

Ok, aplicativo instalado, guitarra em mãos e plugada no seu amplificador ou cubo, vamos começar!

Abra o aplicativo e clique em “Afinador” logo acima. Surgirá uma tela pedindo permissão para usar o microfone do celular, conceda essa permissão, pois é assim que ele escutará o som de cada corda.

Veja que a tela mudará e você verá as notas na tela do aparelho. O que deve fazer agora é clicar no símbolo do diapasão logo acima na parte direita (em amarelo) e escolher a nota que deseja afinar.

Vamos escolher aqui a nota Mi (E), primeira corda. Toque essa corda solta na sua guitarra e compare com o afinador, se ela estiver afinada, então a nota ficará verde na tela do aparelho.

Do contrário, ele mostrará que não está batendo e que ou a afinação está mais baixa ou mais alta. Aperte ou folgue a corda de acordo.

Façamos a mesma coisa com a segunda corda, a corda B (Si). Clique no símbolo do diapasão e escolha no aplicativo a nota B. Toque a corda Si e veja no app se está verde, caso não, então vá apertando ou folgando a corda segundo o que for mostrado na tela.

E depois faça isso com as demais cordas: G, D, A e E. Sempre escolhendo no app a nota respectiva da corda antes de começar a afinação.

 

Outra forma de afinar sua guitarra

Existe uma outra maneira de afinar sua guitarra com a afinação padrão. E essa é uma maneira também de treinar seu ouvido musical.

O que você fará é afinar primeiro a sexta corda e a partir dela afinar as demais.

Usando o aplicativo Afinador e Metrônomo ou qualquer outro, escolha a nota E e afine a corda através dele. Depois da corda devidamente afinada, agora você seguirá o esquema abaixo:

– Pressione a sexta corda na casa 5 e você terá a nota Lá (A) que é a nota da quinta corda solta. Afine a quinta corda a partir dessa nota, tocando e comparando ambas;

– Agora vamos para a quinta corda. Pressione essa corda na casa 5 também e terá a nota da corda solta de baixo, a corda Ré. Afine a quarta corda pela quinta com essa nota;

– Faça a mesma coisa com a próxima corda, a quarta corda, pressionando-a na casa 5 e terá a nota Sol da terceira corda solta. Afine a corda.

Perceba aqui que o que estamos fazendo é afinando uma corda pela outra, apenas sabendo onde pressionar para gerar a nota da corda seguinte.

– Continuando, agora vamos para a terceira corda. Só que agora vamos pressionar essa corda na casa 4 e teremos a nota Si que é a nota da segunda corda solta;

– Partindo agora para a segunda corda, vamos voltar a pressionar na casa 5, agora tendo a nota E da primeira corda solta.

Pronto, agora sua guitarra está afinada e preparada para seus estudos!

Gostou desse artigo? Então confira mais conteúdos assim no blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

 

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação