Cabo P2 P10: principais características e usos

6 de agosto de 2020 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo P2 P10: principais características e usos

Os cabos com conectores P2 P10 são bastante usados para sonorização. E hoje aqui nós iremos apresentar as principais características deles e também onde eles podem ser utilizados.

 

Sobre o cabo P2 P10: características

P2 e P10 são conectores diferentes e que também possuem cabos distintos para atender as necessidades de uso.

O cabo P2 é um tipo usado especialmente para áudio. Ele possui um conector conhecido como P2, por isso acaba sendo chamado também de cabo P2 ou cabo com conector P2.

Vemos esse conector em fones de ouvido dos celulares, headsets, etc. Com seu formato cilíndrico, ele conta com duas faixas pretas que ajudam a dividir o plugue e evitar interferências de um canal com o outro (já que esses conectores costumam ser, em sua maioria, estéreo).

Já o cabo P10 conta com um conector P10, por isso o nome também. Vemos esse cabo ser usado em instrumentos musicais como guitarra, violão, baixo, teclado, em pedais de efeito, para ligar caixas de som em mesas, entre outros equipamentos.

O modelo mais usado de cabo P10 é o mono, o qual contém apenas uma faixa preta na horizontal do plugue. Esse é um cabo indispensável em sonorização, em estúdios de gravação, home studio, para ensaios, apresentações, etc.

E, ainda, o cabo usado para conectores P10 é mais grosso do que os que são usados nos modelos P2.

E falando sobre cabos de áudio, convidamos você a conferir um artigo onde passamos algumas dicas de como guardar seus cabos e aumentar sua durabilidade.

 

Um outro tipo de cabo de áudio: o cabo P10 x P2

Há ainda cabos que possuem um conector P10 numa ponta e um P2 na outra.

Numa ponta pode ter um P2 estéreo e na outra um P10 mono. Porém existem cabos também onde se tem dois plugues mono ou dois plugues estéreo em ambas as pontas.

Geralmente esse tipo de cabo é usado quando se deseja ligar um equipamento numa mesa de som, pegando a saída P2 desse equipamento e ligando na entrada P10 da mesa de som, por exemplo. Mas existem outros propósitos também.

Você pode querer ligar seu celular, tablet ou notebook na mesa de som ou numa caixa amplificada. Outro exemplo seria se você quisesse ligar um aparelho que tenha saída P2 num par de caixas de som ativas.

No caso de querer ligar seu equipamento com saída P2 num par de caixas ativas com entrada P10, há modelos que contam com um P2 estéreo numa ponta e dois P10 mono na outra ponta, assim você pode ligar a saída do aparelho nas duas caixas.

Esse tipo de cabo de áudio, P10 x P2, acaba sendo bastante útil também para quem vai fazer alguma apresentação ao vivo usando um software no computador ou tablet e queira reproduzir o áudio no sistema de som.

 

Para finalizar

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre o cabo P2 P10, suas características e a importância de ambos.

É importante ainda ressaltar que contar com bons cabos de áudio é essencial tanto em estúdios de gravação, quanto em shows ao vivo e em sistemas de sonorização.

Se por acaso precisar de cabos desse tipo, dos citados aqui, mas não conseguir encontrar em sua cidade, entre em contato com a Sparflex pelo site: https://www.sparflex.com.br/onde-encontrar/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação