Guitarra ou baixo com sujeira? Aprenda a limpar!

26 de outubro de 2017 por na categoria Dicas com 0 e 1
Home > Blog > Dicas > Guitarra ou baixo com sujeira? Aprenda a limpar!

Já ouviu aquele ditado que diz que a prevenção é o melhor remédio? No caso de instrumentos musicais, a regra se aplica, no sentido de que é melhor mantê-los em dia do que ter que comprar um novo! Então vamos ver como limpar guitarras e baixos. Depois vamos preparar mais artigos sobre a limpeza de outros instrumentos.

No caso de manutenção, a melhor saída é deixar seus instrumentos musicais sempre limpos. Para isso não existem regras, alguns músicos preferem limpar com mais frequência do que outros. Mas pense que, caso sua guitarra ou baixo estiverem sujos, aí tem que limpar mesmo. Se o instrumento estiver muito sujo, é melhor levar para um especialista fazer a limpeza, pois pode ser que ele precise desmontar algumas partes. Mas se você tem experiência em luthieria, então pode aplicar seus conhecimentos e por mãos à obra 🙂

Para limpar guitarras e baixos, com sujeira comum e fácil de ser retirada, como pó, basta uma limpeza com flanela seca ou levemente umedecida. Só não vale soprar o pó com a boca, ok? O problema é quando o pó e outras sujeirinhas se juntam com o óleo natural das mãos e dedos e começam a formar crostas, principalmente perto dos captadores, pontes, escudos, tarraxas e trastes. Aí você pode usar cotonetes ou algodão, e até mesmo a já citada flanela, umedecidos levemente em água morna. Passe-os devagar, sem aplicar força. A temperatura da água amornada ajuda a derreter o grude. Para limpar partes difíceis de alcançar com os dedos, use um palito de dentes ou algo parecido envolto na flanela ou no algodão.

Agora falando das cordas, elas são as que mais sofrem com a gordura das mãos e dedos, sejam de nylon ou de metal. Essa gordura recobre as cordas toda vez que tocamos. Com o passar do tempo, a oleosidade vai fazer com que as elas sofram desgaste e oxidação, perdendo sua longevidade e até mesmo o seu som natural. O ideal é limpar todas as cordas logo depois de tocar. Para isso, use um tecido de camurça, sendo o mais indicado por criar um efeito de polimento, ou de algodão. Use os dedos polegar e indicador com o pano entre eles, e vá passando por toda a extensão de cada corda. Pode ser que você se assuste caso elas estejam bem sujas e o pano fique preto! E não se preocupe se elas desafinarem. Vai ser bom para você praticar afinação depois 😉

Já as partes elétricas não sofrem muito com o acúmulo de sujeiras, mas é legal deixa-las limpas também. E aqui vale o uso da flanela para limpeza geral e cotonetes para locais de acesso complicado. Se você quer dar um brilho nestas partes, o mais recomendado é a própria flanela, que ajuda a dar uma bela polida em peças de metal. Mas se você está pensando em usar polidores químicos, o mais correto é consultar o manual, mas a gente não costuma guardar manuais… então o melhor é perguntar para algum especialista.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação