O cabo de vídeo ideal para cada situação

29 de julho de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > O cabo de vídeo ideal para cada situação

Seja para assistir televisão, jogar ou usar o computador, cada um desses exige um cabo de vídeo específico. Por isso, conhecer os cabos existentes é essencial, pois assim você fará a melhor escolha, evitando adquirir algo incompatível.

Por exemplo: para um console temos um cabo específico que não é compatível com um cabo para um monitor de computador. Do mesmo modo, um player de DVD precisa de cabos específicos.

E foi pensando em te ajudar nessa escolha que listamos os principais cabos de vídeo do mercado. Assim você terá a melhor experiência se tratando de vídeo para diferentes plataformas.

 

As características de cada cabo de vídeo

Listamos os cabos de vídeo mais usados e apresentamos uma descrição resumida de cada um deles. Confira.

 

Cabo RCA

O RCA é o cabo voltado para vídeo mais comum e um dos mais conhecidos. Esse tipo costuma ser usado em consoles, aparelhos de DVD, etc. sua sigla provém de “Radio Corporation of America”, a empresa que introduziu esse padrão no mercado por volta dos anos 40.

E o RCA, que também é conhecido como cabo de vídeo composto, é um tipo de cabo geralmente composto por três conectores (um branco, um amarelo e um vermelho), onde temos um para o vídeo e dois para áudio.

 

Cabo VGA

Mais usado em monitores de computador, porém atualmente há alguns televisores com essa entrada. Esse cabo foi criado no final dos anos 80 pela empresa IBM.

VGA é uma sigla para “Video Graphics Array”. Esse é um dos tipos de cabos mais usados com PCs hoje em dia, tanto nos modelos desktop quanto também em alguns notebooks com essa saída.

 

HDMI (High-Definition Multimedia Interface)

O HDMI tem sido um dos cabos mais usados atualmente, ganhando cada vez mais adeptos. E um dos motivos para isso é porque esse cabo consegue transmitir (de forma simultânea) áudio e vídeo em alta resolução. E tudo isso se consegue usando apenas um cabo.

Esse tipo de cabo é usado em monitores de computador, mas também é usado em televisores.

 

Veja também: Qual tipo de arquivo de vídeo escolher para seus vídeos caseiros

 

DVI (Digital Visual Interface)

A primeira conexão 100% digital que se tornou conhecida em várias partes do mundo foi a DVI. Passou-se, então, a ter uma qualidade de imagem superior por meio dos cabos DVI.

O cabo DVI possui dois tipos de padrões (mais conhecidos): o DVI-I e o DVI-D, sendo que esses ainda contam com variações single link e dual link.

Foi por volta de 1999 que esse tipo de cabo de vídeo começou a circular no mercado. Quem foi responsável por colocar esse padrão no mercado foi um conglomerado de companhias conhecido como Digital Display Working Group (DDWG).

 

Vídeo componente

Um cabo similar ao cabo RCA, usando também a transmissão analógica, mas com a diferença de que ele usa até cinco conectores, sendo que três deles são para o vídeo que é separado em três sinais: a luminância (a imagem preto e branco), o vermelho e o azul.

E aqui tem-se uma qualidade de imagem superior à imagem que se teria ao usar um cabo RCA.

Então, curtiu esse artigo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos. E saiba que há muito mais conteúdo no blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação