O que é Profinet e sua importância na automação industrial

22 de julho de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > O que é Profinet e sua importância na automação industrial

A maneira como as informações são enviadas dos computadores para as máquinas dentro da indústria tem evoluído constantemente. Com a indústria 4.0 se mostrando cada vez mais próxima da realidade, essa evolução aparece na forma de um novo protocolo, o Profinet.

Para saber mais a seu respeito e a sua importância na automação industrial continue com a leitura deste artigo e confira as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é o protocolo Profinet
  • Qual o papel do Profinet na indústria 4.0

 

O que é o protocolo Profinet

O Profinet é o protocolo para facilitar a comunicação entre computadores e máquinas e que pode ser usado em conjunto com a ethernet industrial. Ele se mostra mais vantajoso nos processos de automação industrial e substitui o Profibus, o protocolo digital tradicional baseado na comunicação serial.

Essa evolução permite uma comunicação mais veloz e com maior volume de dados. Além disso, mesmo com o uso do Profinet é possível manter o padrão elétrico já adotado pelas redes ethernet tradicionais, bem como permanecer com os cabos e demais elementos existentes na estrutura da TI.

De maneira semelhante, o Profinet também suporta redes Wi-Fi e fibra óptica. Vale lembrar que as redes ethernet são o padrão de comunicação, que se conectam por meio de conectores RJ-45, dentro dos arranjos de servidores, switches e demais acessórios.

Quanto aos seus diferenciais, o Profinet conta com funcionalidades específicas de automação. É o caso da segurança funcional de operação para aplicações de intertravamentos de segurança.

E mais, com ele a tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (TO) conseguem falar a mesma língua em termos de suporte e engenharia.

 

Qual o papel do Profinet na indústria 4.0

A indústria 4.0 é a evolução do setor industrial com foco na automação industrial e da sua integração com a internet. Com essa mudança, os modelos de negócios e operação industrial se tornam muito mais modernos e eficientes.

Além disso, a conexão entre as máquinas pode fazer parte da nuvem, hoje muito utilizada para armazenar dados e processá-los em servidores que não estão fisicamente nas empresas. Isso permite que os processos industriais sejam acessados de qualquer lugar e a qualquer momento através da internet.

Diante desse novo cenário, é preciso que a indústria tenha acesso a uma internet que atenda às suas necessidades com segurança e que consiga conectar profissionais, informações e máquinas com eficácia. Ou seja, uma rede de automação.

E o Profinet é o que faltava para viabilizar esse cenário, uma vez que se trata de um protocolo industrial para máquinas totalmente compatível com o padrão ethernet existente. Com ele, é possível integrar os diferentes setores da indústria, como o financeiro, logístico e outros.

Da mesma forma, conectar à rede os robôs de soldagem, o setor de empacotamento e muito mais. Assim, pode-se dizer que o Profinet possibilita uma via horizontal interconectando todos os equipamentos por meio da rede ethernet.

Esse mecanismo é essencial para empresas que desejam colocar a indústria 4.0 em prática.

 

Que tal ler um artigo que fala sobre como a automação é importante para o sucesso das indústrias?

 

E se você precisa de cabos de automação pode conversar com um especialista da Sparflex. Escolha um dos canais:

Telefone – (11) 2535-8900

E-mail – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação