Cabo DMX: tudo o que você precisa saber

15 de julho de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo DMX: tudo o que você precisa saber

O cabo DMX é o indicado para os sistemas de iluminação DMX, sendo ele eficiente para cobrir longas distâncias.

DMX 512 é como denomina-se o padrão de comunicação para equipamentos de iluminação e efeitos, sendo um protocolo de redes de comunicação digital.

Por meio desse protocolo se consegue controlar no palco a iluminação e os efeitos.

Dá-se o nome de DMX 512 devido a ser uma linguagem de máquina Digital Multiplexada com 512 canais.

O sistema DMX 512 pode ser visto com uma divisão de algo em 512 partes, onde cada uma delas conta com duas informações. Através de uma mesa DMX é possível criar pacotes a cada segundo e enviá-los por meio dos cabos DMX.

E para se ter um sistema DMX de qualidade, é necessário pensar em vários pontos, dentre os quais o cabo adequado e a qualidade do mesmo.

Um cabo DMX tem como uma das principais vantagens atender a norma RS485. Essa norma define os esquemas para a transmissão de dados e fornece soluções que atendem a situações onde haja transmissão de dados de longa distância.

Mas a seguir descreveremos mais sobre ele e por que é importante ter cabos adequados no seu sistema.

 

Características do cabo DMX

O cabo DMX é próprio para a utilização em iluminação, pois ele possui uma impedância adequada para transmitir sinal DMX.

Para esse cabo são indicados os conectores de 3 a 5 pinos, os quais são padrões. Esses conectores de 3 usam 3 pinos, enquanto que nos de 5 os outros 2 ficam reservados para realizar futuras expansões.

Contudo, devido a esses conectores serem mais difíceis de se encontrar e haver baixa utilização dos mesmos, usa-se mais os conectores XLR de 3 pinos.

Os cabos DMX são capazes de transmitir dados numa largura de banda mais alta do que a dos cabos de áudio. Assim, a transmissão de sinal nesse cabo é maior e acontece de forma constante.

LEIA TAMBÉM: Como guardar e conservar os seus cabos de áudio

 

Onde encontrar bons cabos DMX

A Sparflex é fabricante de cabos de áudio e cabos especiais, prezando sempre pela eficiência que os seus clientes terão. E nossos cabos DMX contam com elevada capacidade e velocidade para levar o sinal digital.

Logo, com um bom cabo DMX você não corre risco com a perda de sinal ou com interferências, por exemplo.

Imagine se um desses problemas acontecer durante um evento? Seria um grande constrangimento e muita dor de cabeça para solucionar tudo o quanto antes. Sem contar também os prejuízos que poderiam ser gerados.

Você encontra nossos produtos em lojas especializadas perto de você. Somos referência em cabos de áudio.

Preze por usar sempre cabos de qualidades para o seu sistema. Esse é um investimento que vale a pena para se ter mais qualidade e segurança em seus eventos.

Se esse artigo foi útil, então o compartilhe com seus amigos. E não se esqueça de que no blog da Sparflex tem muito mais conteúdos com dicas e tutoriais. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação