Silo de armazenagem: o papel dos cabos na segurança

8 de julho de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Silo de armazenagem: o papel dos cabos na segurança

Você sabe como os cabos desempenham papel na segurança dos silos, como por exemplo os cabos de alarme de incêndio e outros? Para entender essa relação continue com a leitura deste artigo e veja, nos tópicos a seguir, informações sobre silo de armazenagem: o papel dos cabos na segurança.

  • Silo de armazenagem e a segurança
  • Como garantir a segurança dos silos de armazenagem

 

Silo de armazenagem e a segurança

Os silos de armazenagem são grandes estruturas que servem para armazenar grãos. Devido à sua importância na economia e ao estrago e prejuízo que podem ocasionar se sofrerem algum dano, é essencial estar atento às questões de segurança que os envolvem.

Nesse sentido, os fatores mecânicos merecem atenção especial, inclusive, a aplicação da termometria, que se refere ao estudo da temperatura, dos termômetros e das escalas termométricas. E para garantir o adequado controle da temperatura dos silos de armazenagem, faz-se uso de cabos sensores.

Eles são instalados dentro dos silos e podem impor um esforço significativo nas suas estruturas quando sofrem a pressão dos grãos, no momento da descarga.

Para ter uma ideia da força dessa pressão, a tração média exercida pela descarga dos grãos sobre os cabos de termometria é de 40 a 60 kgf/m de cabo submerso na massa.

No entanto, a tração em si não é motivo de preocupação, pois os fabricantes já levam em conta a força exercida nos cabos sensores quando são dimensionados para os silos de armazenagem. Os problemas são outros.

Entre eles, a quantidade e distribuição dos cabos, que nem sempre podem ser instalados de maneira equidistante por conta das treliças do próprio silo. Desse modo, não se consegue ter o número de cabos necessário para o seu apropriado arranjo a fim de seguir as normas.

O resultado é a falta de equilíbrio nas trações exercidas sobre a cobertura dos silos, o que pode levar a pontos onde há maior concentração de esforço. Esse cenário tem potencial para causar tensões estruturais e resultar em danos e acidentes, como a queda do silo.

Mais um problema que pode existir é em relação à manutenção do sistema de termometria. Por mais que tudo esteja como o esperado, um silo de armazenagem bem projetado e cabos bem instalados, se um dos cabos se desprende ou é removido pode provocar efeitos na sua estrutura e causar futuros incidentes.

 

Como garantir a segurança dos silos de armazenagem

Como pode ser visto, os cabos sensores que integram o sistema de termometria no silo de armazenagem possuem papel importante não só no monitoramento dos grãos, como também na sua estrutura.

Por isso, trata-se de um aspecto fundamental e para evitar os problemas que podem ocorrer existem soluções apropriadas.

Entre elas, os fabricantes de silos e de sistemas de termometria trabalharem de forma conjunta, de modo que os primeiros forneçam aos segundos as informações relacionadas à estrutura existente para fixar os cabos sensores.

As principais informações são a quantidade de longarinas e o raio de instalação dos suportes de termometria. Além disso, é urgente que os armazenadores entendam os riscos de um projeto incompatível com a estrutura do seu silo de armazenagem.

 

E por falar em segurança, confira um artigo que explica como os cabos para alarme de incêndio protegem o patrimônio das empresas.

 

Se você precisa de cabos para garantir a segurança de seus silos pode falar com um especialista da Sparflex por um dos seguintes canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação