Kaizen, a técnica japonesa que pode otimizar sua indústria

21 de novembro de 2019 por na categoria Gestão com 0 e 0
Home > Blog > Gestão > Kaizen, a técnica japonesa que pode otimizar sua indústria

Na gestão de empresas, há uma ampla variedade de métodos consagrados, que são muito eficientes para aumentar a produtividade da equipe, bem como a conversão de vendas, entre outros objetivos. Um deles é o Kaizen, a técnica japonesa que pode otimizar sua indústria.

Se você quer saber mais sobre como funciona esse método que pode ser muito vantajoso para o seu negócio, continue lendo este artigo. Nos tópicos a seguir, você confere as principais informações a respeito do tema.

  • Como funciona e vantagens da técnica japonesa Kaizen
  • Como colocar em prática o método Kaizen

Como funciona e vantagens da técnica japonesa Kaizen

Em japonês, a palavra Kaizen significa melhoria ou mudança para melhor, portanto, como se pode imaginar, consiste em uma técnica que tem o objetivo de promover melhorias constantes na sua indústria. Para tanto, o empenho é focado na otimização dos processos.

Esse método pode ser aplicado em todos os setores da sua empresa, de forma mais ou menos complexa. Além de possibilitar uma maior produtividade, também consegue reduzir o desperdício, não só de matéria-prima, mas também de tempo.

Por consequência, é possível diminuir as despesas e aumentar os lucros. Claro que essas mudanças não devem interferir na qualidade do produto e, mesmo com foco no que apenas é necessário, consegue-se manter a qualidade e padrão dos bens fabricados.

Além disso, a técnica contribui como um todo para a sua indústria. Afinal, com menos desperdício e mais produção e vendas, é possível fazer a sua empresa se expandir, garantir o trabalho dos seus colaboradores e oferecer produtos úteis a outras empresas e consumidores.

Como colocar em prática o método Kaizen

Embora seja um conceito abstrato, pois o que pode ser reduzido na linha de produção de uma indústria pode ser diferente do que deve ser menos desperdiçado em outra, é possível citar algumas práticas gerais.

Entre elas, sempre buscar maneiras mais eficientes de produzir bens, acompanhando as tendências do mercado e as novidades do setor. Afinal, a tecnologia permite que novas máquinas sejam construídas, com mais segurança e métodos inovadores.

Mas não se trata somente de adquirir novos equipamentos, mas também de promover a sua manutenção periódica. A mesma atenção deve ser dada aos funcionários, através de um ambiente de trabalho adequado e seguro.

O Kaizen prevê ainda que seja priorizado o trabalho em grupo e que os trabalhadores sejam estimulados a dar o seu melhor, o que é feito com bons salários, ambiente saudável, reconhecimento, treinamento, capacitações e outros.

Já quanto ao desperdício, o mesmo pode ser promovido com ações simples. Entre elas, trocar os copos descartáveis pelos de vidro ou outro material mais durável, reutilizar folhas de papel, apagar as luzes de salas que não estão em uso. Consciência e ação são palavras-chave.

Leia também este artigo Kanban: o sistema japonês mais indicado para maximizar a produção, que fala a respeito de outra técnica japonesa que é ideal para indústrias.

Entre em contato hoje mesmo com a Sparflex, que produz cabos sempre pensando em como melhorar a sua qualidade para oferecer produtos de ponta. Ligue 11 2535-8900 ou envie sua solicitação.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação