Equipamentos de DJ: você sabe quais são os principais?

28 de novembro de 2019 por na categoria Áudio, Música com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Equipamentos de DJ: você sabe quais são os principais?

Você sabe quais são os principais equipamentos de DJ? Nesse artigo nós te mostraremos o que é necessário para começar.

 

Em qualquer profissão é necessário contar com ferramentas, e ferramentas de qualidade, para realizar suas atividades. E não é diferente com um DJ, afinal de contas do que adiantaria conhecimento e habilidades sem contar com os equipamentos?

 

Confira a seguir alguns dos equipamentos de DJ que você precisa para montar seu set. Valendo lembrar que esse é apenas um ponto de partida, pois há muitos outros equipamentos disponíveis atualmente no mercado para você “brincar”.

 

CDJ e Controladoras

 

Você pode optar por um ou outro desses equipamentos de reprodução, a depender das suas necessidades.

 

A CDJ tem como principal vantagem tanto ler CDs como também possui compatibilidade com entrada USB (os modelos mais atuais). Enquanto isso as controladoras possuem programas que facilitam, e muito, a vida do DJ, possibilitando realizar uma série de funções, sem a necessidade de CDs e nem mesmo de pendrives.

 

Headphones (fones)

 

É indispensável para um DJ contar com um ótimo par de fones. Nesse quesito aqui não se deve pensar muito em economia, pois você precisa de um item que forneça uma boa fidelidade sonora.

 

E essa fidelidade sonora é importante porque os fones ajudam o DJ a escutar o que está fazendo e também a ter uma prévia do que irá tocar e se certificar de que está tudo ok.

 

É importante também escolher um produto que seja confortável, já que você passará um certo tempo com ele. Sem contar também, claro, que o estilo que faz toda a diferença.

 

Mixer

 

Onde o DJ faz as configurações de graves, médios e agudos do seu som (as faixas de frequência). Podemos chamar esse equipamento de DJ de “mesa de som” desse profissional.

 

Há mixers que ainda contam com o recurso de crossfader, onde com apenas um botão você consegue misturar duas músicas sem se preocupar com outras configurações. Alguns mixers ainda podem vir com alguns efeitos sonoros.

 

Com o mixer você consegue ajustar cada saída de som de cada canal. E com as diferentes opções existentes, é possível encontrar modelos que podem ser ligados a CDJs, controladoras, etc. Vale mencionar que algumas controladoras já vêm com um mixer integrado.

 

Cabos de áudio para conectar os equipamentos

 

Você sabia que os cabos fazem uma diferença enorme na qualidade do seu som? Não é à toa que grandes estúdios investem muito na aquisição de cabos de qualidade, seja para conectar instrumentos ou equipamentos.

 

E para um DJ não é diferente se ele quer ter qualidade. Mas não iremos nos prolongar muito aqui porque já temos um artigo falando somente sobre cabos que você pode conferir aqui: As 7 perguntas mais comuns sobre cabos de som.

 

Não se esqueça de que a Spaxflex traz também uma linha de cabos de áudio voltada para aplicações profissionais, tanto em estúdio quanto em shows ao vivo. Aproveite para conhecer nossos produtos aqui.

 

Processadores de efeito

 

Se o seu mixer não possui efeito ou se você quer ampliar suas possibilidades, os processadores de efeito precisam estar entre seus equipamentos.

 

Por meio desse equipamento o DJ consegue aplicar efeitos nas músicas enquanto está tocando ao vivo.

 

Outros

 

Além dos equipamentos de áudio, você ainda precisará de outros elementos, mais para a parte voltada a apresentação, não ao som em si. Dentre esses itens podemos citar: iluminação, estrutura, entre outros.

 

E continue acompanhando o Blog de Áudio da Sparflex. Lá sempre tem conteúdo novo e interessante para você ficar por dentro do mundo da música. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação