Microfone profissional: 10 motivos para você investir em um

5 de dezembro de 2019 por na categoria Áudio, Música com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Microfone profissional: 10 motivos para você investir em um

Por que você deveria investir em um microfone profissional?

O microfone é um dos equipamentos de áudio mais importantes, já que é por meio dele que você faz a captação do som da sua voz. E sabemos que uma captação ruim não tem jeito, nem mesmo os equipamentos mais caros podem melhorá-la. A única maneira é investindo em um microfone de qualidade.

E hoje aqui nós te apresentamos 10 motivos para investir em um microfone profissional, seja para uso em palestras, shows, ensaios, gravações, etc.

1 – Sensibilidade de captação

Um microfone profissional possui uma boa sensibilidade de captação, ou seja, ele consegue captar mais os detalhes. Mas, claro, se formos comparar um dinâmico (de mão) com um condensador, o condensador capta mais detalhes, já que ele é projetado para isso.

Mas é importante mencionar que, como existem microfones de vários modelos e marcas, pode ser que um modelo possua mais sensibilidade que outro. Nesse caso o melhor a se fazer (sempre) é consultar o manual do equipamento.

2 – Mais saída de sinal

Muitas pessoas que investem em microfones de baixa qualidade têm um problema em comum: uma saída de sinal baixa. Com isso é necessário sempre dar mais e mais ganho no pré-amplificador da mesa de som ou interface de áudio (no caso de microfones condensadores).

Mas com um microfone profissional você não quebra a cabeça com isso. Eles possuem uma saída de sinal maior e, assim, você não precisa dar ganho até chegar ao limite para conseguir um “som mais alto”.

3 – Menos microfonia

Existem microfones com diferentes tipos de padrões polares: os cardióides, o supercardióides e os hipercardióides. Esses padrões, basicamente, influenciam no que o microfone vai captar.

Os cardióides fazem com que a cápsula do microfone capte apenas o som que está mais perto e à frente. Isso significa que os sons ao redor são eliminados. Por isso eles são ótimos para vocais ao vivo em microfones de mão. E isso também ajuda a diminuir as microfonias.

4 – Mais resistente

Não há como negar que os microfones profissionais são mais resistentes, uma vez que contam com uma construção mais robusta. Logo, eles suprirão bem as necessidades de quem precisa de um equipamento para cair na estrada com a banda, por exemplo.

5 – Menos dor de cabeça em reparos

Uma hora ou outra aquele seu aparelho pode apresentar problema e daí você tem que levar num técnico. Mas os microfones profissionais dão menos dor de cabeça nessa questão.

Mas claro que saber cuidar bem do seu microfone influenciará nisso também. Temos um artigo aqui no blog com algumas dicas de cuidados com microfones que te ajudarão a manter o seu operando eficazmente por mais tempo.

6 – Garantia

Seja condensador, dinâmico ou de qualquer outro tipo, um microfone profissional geralmente é de uma determinada marca e você conta com a garantia do fabricante.

7 – Sistema sem fio com menor interferência

Agora falando sobre microfones profissionais sem fio, dentre as vantagens temos menor ou nenhuma interferência no sinal e também uma fidelidade sonora muito boa, coisa que não se consegue em equipamentos fora dessa realidade.

8 – Não mascaram o som

Microfones que não são profissionais costumam mascarar o som, o deixando mais abafado ou mais agudo. Mas os profissionais, como já mencionamos, têm uma resposta mais plana, ou seja, eles tendem a captar o áudio da maneira mais fiel possível (de acordo com o modelo e marca do microfone).

9 – Menos ruído

Um microfone profissional é construído para oferecer uma boa qualidade sonora, captando o áudio de forma limpa e equilibrada. Suas cápsulas são responsáveis por isso, garantindo que você terá um sinal limpo, com menos ruídos.

10 – Maior durabilidade

Outro motivo para investir em um microfone profissional é que ele estará com você por um bom tempo. Como dito, a construção desses microfones é bastante robusta e resistente e as cápsulas são fabricadas para suportarem por bastante tempo.

É por isso que há pessoas com microfones profissionais antigos e que ainda dão conta do recado.

Gostou das dicas? No nosso blog tem muito mais conteúdo sobre áudio e sonorização. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação