Música dos anos 90: 5 bandas que muita gente amava odiar

12 de dezembro de 2019 por na categoria Áudio, Música com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Música dos anos 90: 5 bandas que muita gente amava odiar

Vamos falar sobre música dos anos 90?

 

Esse foi um período muito importante para a música internacional, época em que muitas bandas se consolidaram por sua musicalidade, mas época também de muitas confusões e polêmicas.

 

Mesmo que para cada estilo musical exista um grupo de apaixonados, ainda assim nem todas as bandas e cantores são amados por todos inseridos nesse grupo.

 

Essas 5 bandas sobre as quais falaremos hoje, no entanto, foram algumas das mais odiadas não tanto por sua musicalidade, mas devido às atitudes e comportamentos dos seus integrantes. Mas não há como negar que elas fora uma parte importante da música dos anos 90.

 

1 – Oasis: declarações de Noel Gallagher

 

A “treta” começa quando o vocalista do Oasis, por volta de 1996, faz uma declaração sobre alguns dos discos lançados pela banda. Em entrevista a MTV, Noel Gallagher comenta sobre o desempenho que tiveram com os discos “Definitely Maybe” e “(What’s The Story) Morning Glory?”, na ocasião ele acaba comentando também que o Oasis seria mais popular do que os Beatles.

 

Não precisamos nem dizer que isso suscitou a ira dos fãs dos Beatles, não é? E até mesmo quem curtia a banda passou a vê-la com outros olhos.

 

Em entrevista ao RadioRock, Paul Mccartney comentou sobre a declaração de Gallagher dizendo que “tantos já disseram isso, e esse é o beijo da morte. Seja maior que os Beatles, mas não diga. Quando você diz isso, tudo o que fizer a partir de então será visto à luz desta declaração”.

 

2 – Spice Girls: a fábrica de grupos

 

O ódio às Spice Girls era porque as pessoas julgavam se tratar de mais uma “modinha”. Muitos acreditavam que o grupo não surgiu com aquela essência de quem queria fazer música que gostava, mas era apenas um grupo formado para “encher os bolsos” do empresário.

 

Ainda hoje muitas pessoas comentam que as integrantes do grupo eram apenas marionetes e segue assim (depois do grupo anunciar uma reunião e algumas turnês). E a polêmica foi “descongelada” depois que as garotas se reuniram no ano passado com o seu antigo empresário.

 

3 – Creed (mera semelhança?)

 

A banda norte-americana de post-grunge também acabou se envolvendo em algumas polêmicas (isso parece ser típico das bandas de rock, especialmente na música dos anos 90), ainda mais depois do seu encerramento.

 

Mas não é sobre elas que falaremos aqui.

 

Um dos motivos de muitas pessoas odiarem o Creed é por conta da voz do seu vocalista ser muito parecida com a do Eddie Vedder, do Pearl Jam. Isso porque muitos fãs do Pearl Jam não gostavam do som do Creed, e assim se sentiam ofendidos com a comparação entre os dois vocalistas. E a coisa ficou ainda pior depois que a banda começou a fazer um som muito repetitivo, perdendo aquela essência inicial.

 

4 – Limp Bizkit

 

O mais triste para muitas pessoas é que essa banda teve como principal influência a banda Rage Against The Machine (RATM). Eles até apresentaram uma música em homenagem ao RATM, música essa intitulada de “Killing In The Name”. Em resposta a isso, o baixista da  Rage Against The Machine, em entrevista para a revista Rolling Stones, disse:

 

“Eu peço desculpas pelo Limp Bizkit. De verdade. Eu me sinto mal por termos inspirado uma m***** tão grande…”.

 

Mas o que tornou a banda tão odiada por muitas pessoas? Na realidade o ódio começou por parte dos pais, que viam nas músicas da banda uma grande má influência. Para eles, as músicas do Limp Bizkit influenciavam os jovens a se tornarem violentos. Sem contar que o que bandas como essa fizeram foi pegar influência de bandas consolidadas e construíram obras que passam a tornar-se um tanto quanto repetitivas.

 

5 – Nirvana

 

Na música dos anos 90, o Nirvana ganhou grande notoriedade, sendo até hoje considerada uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

 

A norte-americana de rock, formada em 1987 pelo guitarrista e vocalista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, do mesmo modo que tinha muitos fãs, também tinha pessoas que a odiavam.

 

O que levava a todo esse ódio era o fato de muitos acharem que os músicos nem mesmo tocavam bem, por isso não mereciam o sucesso que tinham.

 

Se está gostando do artigo, aproveita também para conferir o que fizemos sobre a melhor década da música: os anos 80.

 

Então, qual a sua opinião sobre isso? Acha também que essas bandas mereceram o sucesso que tinham?

 

Se quiser ver mais artigos como esse, saiba que no blog da Sparflex há muito mais conteúdo sobre música, sonorização, dicas, curiosidades, etc.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação