As 7 perguntas mais comuns sobre cabos de som

11 de outubro de 2018 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > As 7 perguntas mais comuns sobre cabos de som

Você já deve ter entrado na seção de Perguntas e Respostas Frequentes de alguns sites, também conhecida pela sigla FAQ. Essa seção serve para que os visitantes do site tirem dúvidas que são comuns sobre a empresa, produtos, ou serviços. E não é que resolvemos criar uma FAQ sobre os cabos de som? Dessa forma você vai conseguir tirar algumas das suas dúvidas!

  1. Todos os cabos de som são iguais?

Não! Por exemplo, o cabo fabricado pela empresa X pode ser diferente do da empresa Y, tanto na montagem quanto nas matérias-primas usadas. Além disso, alguns cabos possuem usos específicos, ou então comprimentos e bitolas diferentes, e por isso não se pode afirmar que todos os cabos são iguais.

 

  1. Um mesmo cabo pode ser usado em instrumentos e equipamentos diferentes?

Até pode, mas dependendo do cabo, do instrumento ou do equipamento, podem acontecer falhas na transmissão do som. O melhor é usar o cabo destinado para cada uso, até por motivos de segurança, pois se um equipamento exige um cabo mais robusto, e em seu lugar é usado um cabo com dimensionamento inferior, ele pode ter um aquecimento acima do normal e causar incêndio!

  1. A qualidade do cabo influencia na transmissão do som?

Sim, com toda a certeza! Se, por exemplo, o cabo usa fios de cobre com baixa qualidade, misturado com outros tipos de metal, o som perderá fidelidade. O mesmo vale para as outras partes do cabo, como os plugs, soldas, capas protetoras, material de isolamento e outros.

  1. Os cabos de som precisam de cuidados especiais?

Sim! Alguns cuidados bem simples podem fazer toda a diferença, como por exemplo a limpeza periódica e jeito certo de guarda-los. Assim os cabos duram mais e mantêm a qualidade na transmissão de som. Você pode conferir alguns desses cuidados simples no nosso artigo que ensina 4 dicas para conservar cabos.

  1. Cabos de som podem ser usados para amarrar coisas?

Não! Nunca! Sabemos que é até comum algumas pessoas usarem seus cabos para amarrar ou prender os equipamentos, mas isso faz com que eles sofram com a tensão, o que pode ocasionar quebras, e na parte interna elas são as piores, como nos fios de cobre ou na solda dos plugs. E assim você pode ficar na mão quando mais precisar do cabo!

  1. Cabos de som podem sofrer interferência?

Sim! Eles devem ser posicionados longe de fontes de energia elétrica, principalmente, como por exemplo os cabos de energia de amplificadores, ou de iluminação.

  1. Os cabos de som com plugs banhados a ouro são melhores?

Sim! A explicação é bem simples. Entre os metais, o ouro é um dos melhores condutores elétricos, o que significa que o sinal de áudio é transportado mais rápido e com maior qualidade. O som fica mais brilhante. Só não dá para usar o ouro no lugar dos fios de cobre porque o preço ia ficar muito, mas muito alto…

 

Agora que você já conheceu nossa FAQ sobre cabos de som, pode conferir outros artigos legais no Blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação