Como um fornecedor pode ajudar o comprador de indústrias

18 de outubro de 2018 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Como um fornecedor pode ajudar o comprador de indústrias

Assim como o processo de vendas e outros setores do comércio e da indústria, o setor de compras e reabastecimento também vem evoluindo. Não faz muito tempo que o representante era basicamente a pessoa que tirava pedido uma vez por mês e só entrava em contato com a empresa na hora de fazer uma nova venda. Sendo assim, o comprador acabava tendo pouco acesso aos outros produtos do fornecedor e trocava poucas informações com ele.

 

Hoje em dia, a relação entre comprador e fornecedor já é bem mais próxima e as empresas parceiras têm um papel mais ativo, dando dicas e até planejando junto de seu cliente.

 

Neste texto iremos discutir como o fornecedor pode auxiliar o comprador e como esta relação pode ser benéfica para as duas partes.

Entendendo a necessidade de produtos que o comprador precisa

Com uma relação bem consolidada, o representante vai começar a entender melhor as necessidades do comprador com relação ao produto e serviço que precisa para determinado projeto. O representante que conhece bem a empresa parceira vai poder verificar quantidades de pedidos feitos, e informar o comprador caso perceba algo diferente do comum.

 

Um cuidado pequeno como este faz toda a diferença, garantindo que o comprador receba as quantidades de produtos que realmente precisa e evitando desgaste e perda de tempo.

Analisando projetos

Com uma análise profunda de cada um dos projetos em que será parceiro, o fornecedor poderá oferecer alguns produtos que se encaixam melhor na necessidade de qualidade ou orçamentária do cliente.

 

Para facilitar ainda mais a relação, o próprio comprador pode incluir o representante nas conversas com o cliente final, ou até mesmo em reuniões internas da empresa.

 

Esta prática permite que todas as partes vejam o projeto como um todo, evitando falhas de comunicação e garantindo que todos estejam cientes dos prazos a serem respeitados e como cada um deve proceder.

 

Algumas análises de projeto podem até mesmo resultar em uma negociação melhor no valor de um produto específico, ou até mesmo na diminuição do tempo de produção. Além disso, a análise de projeto permite que ambas empresas alinhem outros prazos, como o de entrega e até mesmo o de recebimento, vinculando o pagamento.

Desenvolvendo novos produtos

Algumas vezes nenhum dos produtos que o fornecedor oferece será compatível com a necessidade do comprador, e em alguns casos será possível criar um novo produto para adequar estas necessidades. Veja o exemplo abaixo.

 

O representante agora conhece todos os detalhes sobre o projeto do comprador, incluindo prazos de entrega e o valor disponível para o produto ou serviço que oferece. Então ele começa a refazer os cálculos e percebe que o preço base deste produto é muito elevado para o orçamento do projeto.

 

Neste caso ele conversa com seu chefe de produção e com os outros setores de sua empresa e conclui que é possível produzir um item exclusivo para atender as necessidades do comprador e adequar o preço com o orçamento. Este item é mais simples, mas vai suprir todas as necessidades do projeto, fazendo com que as empresas consigam fechar mais esta parceria.

 

Claro que nem todas as empresas terão disponibilidade e facilidade para oferecer um produto ou serviço personalizado e exclusivo, mas muitas delas conseguirão, no mínimo, condições especiais para alinhar as necessidades do cliente.

 

 

Apresentando todo o mix de produtos do fornecedor

Muitas vezes o comprador está acostumado a comprar apenas um tipo de produto de seu fornecedor e sem conhecer o mix de produtos do mesmo, acaba fazendo novos pedidos para outras empresas, gerando assim um valor adicional de frete e até uma maior demora para o recebimento da mercadoria ou matéria prima.

 

Conhecendo todo o mix de produtos de seu fornecedor, será possível fazer pedidos maiores, o que pode gerar um maior desconto, ou tempo de produção reduzido, além disso, é possível comparar preços, fazendo com que você opte pela melhor opção para sua empresa.

Oferecendo Suporte facilitado

O fornecedor pode auxiliar em diversos aspectos relacionados também ao pós-venda. Caso exista algum problema de qualidade ou com prazo de entrega, o comprador poderá entrar em contato diretamente com o fornecedor parceiro e ele vai ativar os setores responsáveis da empresa para confirmar seexistiram problemas na produção e qual a melhor maneira para resolver a dificuldade de seu cliente.

 

Como você pode perceber, existem muitas maneiras para o fornecedor auxiliar o comprador, gerando uma relação melhor entre as empresas parceiras e beneficiando ambos os lados.

 

A Sparflex mantém um sistema de parceria com seus clientes, oferecendo todo o suporte necessário para que seu setor de compras tenha uma atuação ainda mais eficaz. Entre em contato com nossos especialistas.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação