Just in Time: conheça a técnica que aprimora o uso do estoque

12 de novembro de 2020 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Just in Time: conheça a técnica que aprimora o uso do estoque

Controlar o estoque de modo eficiente é um dos grandes diferenciais para o setor industrial. Afinal, dessa forma, é possível tornar a produção mais ágil, economizar com a compra de matéria prima adequada e atender clientes com mais qualidade e prazos menores.

Para tanto, existem diferentes métodos, como o chamado Just in Time. Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e conheça a técnica que aprimora o uso do estoque.

  • O que é e origem do Just in Time
  • Como funciona o Just in Time
  • Vantagens do Just in Time

 

O que é e origem do Just in Time

Trata-se de uma técnica de controle de estoque, sendo que a sua origem remete ao Japão, mais especificamente à empresa Toyota Motor Company. No início dos anos 1970, o método surgiu com o objetivo de conferir maior agilidade ao processo produtivo.

Assim, a famosa marca começou a produzir de acordo com a demanda do mercado, fabricando veículos de modelos e cores específicas. Isso também permitiu que não houvessem atrasos na entrega.

Afinal, o também chamado JIT entende que a matéria prima deve ser comprada na hora certa. O mesmo deve ocorrer com a fabricação e transporte das mercadorias. Dessa maneira, a indústria conta com o mínimo de estoque, o que reduz ainda os gastos.

 

Como funciona o Just in Time

Para o Just in Time ser possível, a matéria prima chega ao local de fabricação somente no momento exato em que é preciso. Trata-se da produção por demanda, onde o produto é vendido e, depois, a matéria prima é adquirida para o seu posterior uso.

Com isso, o estoque da indústria é mínimo, servindo apenas para as próximas horas de produção. No entanto, para que o Just in Time possa ser aplicado em uma empresa, é essencial que haja uma ótima coordenação entre todos os envolvidos.

Inclusive, dos fornecedores, que devem estar aptos a realizarem entregas de lotes pequenos na frequência necessária. Portanto, devem ser escolhidos a dedo, pois uma falha de entrega pode comprometer o processo.

E mais, é importante que eles estejam próximos, para tornar viável esse tipo de parceria. Além disso, a indústria deve conhecer muito bem o comportamento de compra dos seus clientes, para dar ao processo de fabricação o ritmo apropriado.

 

Vantagens do Just in Time

  • Maior agilidade da produção

Com o Just in Time, o processo produtivo foca naquilo que já tem comprador certo, permitindo uma maior agilidade. Além disso, por exigir uma alta coordenação de todos os envolvidos, a equipe é bem treinada e qualificada para evitar qualquer erro.

  • Menor desperdício

Já que toda a matéria prima é utilizada na fabricação do produto final, não há desperdícios. Essa vantagem pode ser maior em alguns setores da indústria, nos quais existe a possibilidade das peças se deteriorarem ao permanecerem longos períodos no estoque.

  • Redução de gastos

Por não haver desperdício no Just in Time, também ocorre uma redução significativa de custos. A economia acontece também porque é fabricado somente o que será vendido com certeza, evitando a produção desnecessária de mercadorias.

  • Diferencial de mercado

Com todas as vantagens do Just in Time, a indústria que implementar a técnica consegue obter maior competitividade no mercado. Afinal, com a redução de gastos, pode oferecer produtos com preços mais atrativos do que a concorrência e prazos menores.

E um outro sistema japonês que ajuda as indústrias é o Kaizen, que promove melhorias constantes em todos os aspectos.

Para que o controle de seu estoque seja eficiente, conte com a Sparflex. Produzimos cabos especiais sob demanda, além de ter prazos de entrega que podem ajudar no controle do estoque. Entre em contato pelos canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br/contato

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação