Instrumentos musicais para iniciantes: como escolher

29 de abril de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Instrumentos musicais para iniciantes: como escolher

O que se deve levar em consideração na hora de escolher instrumentos musicais para iniciantes?

A música faz parte do dia a dia de boa parte das pessoas em todo o mundo, seja ela de qual gênero for. E são os instrumentos musicais que ajudam a proporcionar um plano de fundo com acompanhamento ou, ainda, sendo utilizados para a execução de melodias.

O fato é que tocar um instrumento é algo fascinante e que lhe proporciona momentos maravilhosos. E qualquer pessoa pode fazer isso, independentemente da idade.

Mas quem está começando não deve já investir um valor elevado na aquisição do primeiro instrumento, pois nunca se sabe onde a vida te levará (não são raros os casos de pessoas que começaram por um instrumento e terminaram com outro).

Contudo, nem por isso deve-se deixar a qualidade de lado. Pois um instrumento musical de qualidade razoável te ajudará a ter um melhor aproveitamento nos estudos.

É por isso que esse artigo tem o objetivo de fornecer dicas sobre instrumentos musicais para iniciantes. Te ajudaremos a escolher bem seu primeiro instrumento tendo isso como base, mas também levando em consideração o seu gosto musical.

 

Escolhendo o seu instrumento musical

Começaremos listando alguns instrumentos musicais para iniciantes. Esses são de valor mais acessível, podem, inclusive, serem transportados sem complicações, principalmente para as aulas e ensaios.

 

Violão

Um dos instrumentos mais populares que há, o violão pode ser usado de diferentes formas. Ele pode ser usado para acompanhar um cantor, por exemplo, ou pode também ser usado como instrumento solo (tocando a melodia da música).

Há violões de valores variados, indo dos mais modestos aos mais caros com construção possuindo materiais nobres. Mas o iniciante não deve se preocupar com isso.

Confira também: 7 aplicativos que ensinam como tocar um instrumento musical

 

Flauta doce

A flauta doce é um instrumento relativamente barato, simples de tocar e pode ser transportada livremente. Mas ela é um instrumento de melodia, não sendo possível também usá-la como acompanhamento, pois você terá que tocá-la usando o sopro.

 

Ukulele

Um outro instrumento de cordas que também tem se popularizado muito nos últimos tempos é o ukulele. Com ele você pode fazer o acompanhamento de músicas e também solos.

O ukulele lembra um cavaquinho, tendo apenas 4 cordas. Mas há diferentes modelos (e afinações) como o soprano, tenor e concert.

Um ukulele costuma ter valores bastante acessíveis, podendo você também adquirir um instrumento usado ainda mais em conta (o mesmo vale para o violão, por exemplo).

 

Cajón

Se você gosta de instrumentos de percussão, o cajón é um dos ideais instrumentos musicais para iniciantes.

Esse tipo de instrumento tem a vantagem de possibilitar um aprendizado mais rápido. Para tocá-lo você deve usar as mãos e bater nas laterais e parte frontal da caixa ou mesmo poderá utilizar um acessório como vassourinha ou baqueta.

 

Instrumentos musicais para iniciantes: dicas para escolher o seu

Agora que vimos alguns instrumentos ideais para sua iniciação musical, cabe levar em consideração alguns elementos para a escolha.

Primeiramente, leve em consideração o seu gosto musical. Se você curte rock, provavelmente não terá tanto interesse assim em aprender a tocar violino, mas pode querer aprender violão ou guitarra, por exemplo.

Outro ponto importante é o que você pretende com o instrumento. Se o que deseja é tocar e cantar, então uma flauta doce não será o instrumento musical recomendado, mas sim um ukulele, violão, etc.

Ainda, na escolha dos instrumentos musicais para iniciantes, cabe testar o instrumento e ver se gosta. Você pode pedir a um amigo o instrumento emprestado ou mesmo ir até uma loja e testar os que estão ali e ver qual mais te atraiu.

Por fim, considere também seu orçamento.

Ainda que boa parte dos instrumentos musicais para iniciantes que mencionamos aqui seja de baixo custo, há aqueles de valor menor e maior e, também, é possível adquirir um instrumento usado em bom estado, como citado. Veja qual opção mais se encaixa no seu orçamento.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando os artigos do blog da Sparflex. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação