Planejamento de produção: como fazer com eficiência

22 de abril de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Planejamento de produção: como fazer com eficiência

O planejamento de produção é uma etapa importante do processo industrial, pois ajuda as empresas no médio e longo prazos, principalmente a prever o que e quanto devem fabricar. Esse conhecimento permite que a indústria se organize previamente, evitando uma série de contratempos.

Se você deseja saber como fazer o planejamento de produção com eficiência, continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.

  • O que é o planejamento de produção
  • Como fazer o planejamento com eficiência

 

O que é o planejamento de produção

O planejamento de produção ajuda a entender a dinâmica da sua indústria e assim deixá-la preparada com a matéria-prima e os recursos humanos necessários para produzir no médio e longo prazos. Para tanto, é preciso identificar o que deve ser fabricado quando, quanto, como e para quais clientes.

Com essas informações em mãos, mesmo que ajustes possam ser feitos, é possível alinhar a demanda da empresa, de modo que não falte matéria-prima, nem equipamento, tampouco mão de obra para cada serviço. Se tudo isso andar em ordem, não só os clientes ficam satisfeitos como a sua indústria fatura bem.

E mais, o planejamento de produção evita muitos problemas que prejudicam o bom funcionamento da indústria. Entre eles, perdas e desperdícios ou mesmo falta e sobras de materiais, atrasos nas entregas, paradas na produção, baixa produtividade, desmotivação da equipe e entraves com fornecedores.

 

Como fazer o planejamento com eficiência

Para fazer o planejamento de produção de modo apropriado, é essencial que alguns passos sejam executados. Veja quais são eles:

  • Previsão de demanda

O primeiro passo é prever a demanda, o que pode ser feito no curto, médio e longo prazos. Como já dito, pode ser preciso fazer ajustes, então, é necessário ainda acompanhar o processo produtivo.

Com base no histórico da produção e no conhecimento do mercado é possível prever com maior assertividade o que será fabricado nos próximos meses. Também é possível contatar os clientes para que eles já informem do que vão precisar e quando.

  • Plano de produção

O próximo passo é realizar um plano de produção, o que é feito indicando a ordem de produção de cada demanda. Claro que nem todas as indústrias conseguem fazer um plano completo, já que alguns segmentos são bastante imprevisíveis.

Da mesma forma, nem todos os clientes conseguem fazer uma previsão do que vão precisar. Mesmo assim, vale a pena esboçar as informações coletadas para se ter uma ideia do que está previsto. Quanto mais claras essas informações, mais clientes é possível atender de forma adequada.

  • Planejamento da capacidade

Mais um passo importante do planejamento de produção é determinar a capacidade produtiva da empresa. Para tanto, é preciso saber o quanto a indústria pode produzir em um determinado período de tempo conforme o número de máquinas e profissionais.

Assim, se a previsão de demanda mostra que a capacidade é insuficiente, é possível adquirir mais equipamentos e contratar mais funcionários para dar conta do recado e não perder vendas.

Se não der para investir no momento, ao menos não se corre o risco de não atender com qualidade os clientes. Nesse caso, entretanto, deve-se dar prioridade a determinadas demandas.

 

Além de planejar a produção, é de extrema importância a gestão da qualidade dos produtos, que influencia diretamente nas vendas.

 

Conte com os cabos da Sparflex, que possuem tecnologia 100% brasileira e favorecem a produção industrial. Entre em contato hoje mesmo:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação