A música na educação infantil ajuda no aprendizado

13 de maio de 2021 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > A música na educação infantil ajuda no aprendizado

A música na educação infantil é algo de extrema importância para o desenvolvimento da criança.

E a afirmativa de que a música é benéfica para o cérebro é unânime entre especialistas. Percepção, memorização, atenção, entre outros são desenvolvidos com a ajuda da música.

Também é observada uma melhora em diferentes aspectos comportamentais na criança que é introduzida na música.

Ao incluir a música na vida da criança, então é notada melhora nas habilidades cerebrais, mas também na socialização e sensibilidade, apenas para citar alguns exemplos.

 

A música na educação infantil: sobre a sua importância

Podemos citar como exemplo prático da importância da música na educação infantil o fato da criança conseguir, por meio disso, ampliar o seu vocabulário através de canções infantis.

Um outro exemplo de como a música ajuda no desenvolvimento da criança seria o aprendizado dos diferentes sons. Mas, ainda, há o aprendizado dos ritmos.

Há uma grande vantagem aqui também que é vista num âmbito geral de tudo o que falamos até agora: a musicalização infantil ajuda a estimular áreas do cérebro que não conseguiriam ser desenvolvidas por meio de outras linguagens.

Lembra que citamos que a percepção da criança é desenvolvida com a ajuda da música? Pois bem, essa percepção desenvolvida é tanto sonora quanto espacial, ou seja, diz respeito tanto à criança distinguir os sons e, ainda, a fazer a criança entender a noção de distância, movimento, a relação entre objetos, etc.

Talvez você já tenha escutado ou lido que “a música é pura matemática”. Logo, eis aqui mais um benefício dela para a criança: poder melhorar nessa disciplina.

E a criança ainda melhora ou desenvolve o seu raciocínio lógico e criatividade (quando ela resolve, por exemplo, inventar sua própria música).

 

Como deve ser esse processo de musicalização infantil?

Aqui, pais e professores devem estar unidos a fim de realizarem esse processo de forma eficaz.

É um desafio e existem muitos métodos para tal. Mas com a ajuda de um bom professor, alguém com experiência em lecionar música para crianças, então isso é amenizado.

A criança precisa começar com coisas simples e práticas, não é necessário se preocupar com teoria nessa fase.

Mas a teoria pode ser apresentada em forma, por exemplo, de jogos, de forma sutil, mas sempre com foco em coisas mais práticas como exercícios com sons, cantigas, aprendendo as primeiras notas num instrumento de forma também dinâmica, etc.

Se você quer ingressar seu filho no aprendizado musical, nós temos um artigo onde falamos sobre o ukulele. Esse instrumento musical tem se tornado cada vez mais popular entre a criançada. Vale a pena dar uma conferida.

Voltando a falar sobre a música na vida da criança….

O foco não é, por exemplo, músicas que as crianças costumeiramente cantavam na hora do lanche ou de lavar as mãos. Mas o foco é realmente introduzir a criança na música, fazê-la compreender os sons, o ritmo, as diferenças entre os timbres de cada instrumento, enfim.

Desse modo, o contato com a música estimula diferentes áreas do cérebro. E, como resultado disso, as habilidades cerebrais são desenvolvidas.

A música é uma poderosa ferramenta para que a criança melhore em diferentes aspectos.

 

Continue acompanhando aqui o blog da Sparflex e confira mais conteúdos assim. Nos vemos por lá!

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação