IIoT: entenda o conceito que está revolucionando as indústrias

7 de julho de 2022 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > IIoT: entenda o conceito que está revolucionando as indústrias

Cada vez mais, o setor industrial está entrando na era da Indústria 4.0. Ou seja, implantando novas tecnologias que contribuem com o seu avanço de diferentes maneiras. Um exemplo é a IIoT, que pode fazer toda a diferença no processo produtivo.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e entenda o conceito que está revolucionando as indústrias com as informações presentes nos tópicos a seguir.

  • O que é a IIoT e seus benefícios
  • Como a tecnologia promove avanços nas indústrias

 

O que é a IIoT e seus benefícios

A sigla IIoT significa Industrial Internet of Things, ou seja, a Internet Industrial das Coisas. O seu conceito assemelha-se em muito com o de Internet das Coisas, que é aplicado em outros setores. Assim, consiste em tornar possível que diversos dispositivos se conectem entre si.

O objetivo é coletar informações e transmitir dados. Desse modo, é possível analisar as informações obtidas e, a partir disso, programar as mais diversas rotinas. Essa tecnologia é aplicada em especial para os aparelhos domésticos.

Portanto, quando se fala em IIoT, a ideia é conectar entre si as máquinas e equipamentos da indústria. Além disso, nesse caso, a Internet Industrial das Coisas não é útil só para o processo produtivo dentro das fábricas.

Mas também para os demais setores, como o monitoramento de cadeia de suprimentos, estoque, instalações e outros. De todo o modo, a sua aplicação envolve dispositivos, sensores e aplicativos. E tudo isso oferece inúmeras vantagens ao setor.

Entre elas, eficiência operacional, uma vez que os recursos são usados de maneira mais adequada. Inclusive, os financeiros, o que gera economia. Outro benefício da IIoT é o fato de ser uma grande aliada da tomada de decisões.

Isso acontece porque permite ao gestor fazer escolhas com base em dados, que são coletados e analisados durante o processo produtivo. Dessa forma, aumentam as chances de tomar as melhores decisões, pois têm bases sólidas, garantidas.

 

Como a tecnologia promove avanços nas indústrias

Com a possibilidade que existe hoje de aplicar a IIoT nas fábricas, o setor industrial já pode entrar na Indústria 4.0. Ou seja, em uma nova era do processo produtivo, onde as novas tecnologias tornam tudo mais dinâmico, eficiente, lucrativo e com alta qualidade e segurança.

Além da Internet Industrial das Coisas, a Indústria 4.0 consiste no uso de inteligência artificial, computação em nuvem, big data, cyber segurança, robótica avançada, manufatura digital e aditiva, integração de sistemas, sistemas de simulação e digitalização.

Portanto, com essas novas tecnologias, existe um grande avanço para o setor. Em especial no que diz respeito ao controle de qualidade, já que qualquer problema ou falha ao longo do processo é detectado. Mais um avanço é em relação aos estoques, que ganham em precisão.

Assim, a indústria consegue economizar, agilizar os processos e evitar desperdícios. A economia também se dá por meio da manutenção preventiva, que é muito mais assertiva com a IIoT. Afinal, ao ter dispositivos monitorando as máquinas é possível prever com exatidão a hora certa de avaliá-la.

 

Veja os principais desafios da Indústria 4.0 e como superá-los.

 

S Sparflex fabrica cabos para automação, inclusive sob demanda, de acordo com o seu projeto. Além disso, temos laboratório próprio, para testes e verificação de qualidade de nossos cabos.

Se você precisa de cabos para a automação de sua indústria pode conversar com a Sparflex através dos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação