Conhece o cajón? Saiba tudo sobre esse instrumento peruano!

14 de julho de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Conhece o cajón? Saiba tudo sobre esse instrumento peruano!

O cajón é um instrumento de percussão de origem peruana que tem feito muitos adeptos no Brasil nos últimos anos.

É comum o seu uso para acompanhar músicas que fazem uso de voz e violão, proporcionando uma sonoridade bastante rica e característica. O mesmo é usado tanto em apresentações ao vivo como em gravações em estúdio.

Hoje conheceremos mais sobre a origem desse instrumento musical e suas características.

 

História do cajón

“Cajón” é um termo no aumentativo que se originou no espanhol “caja”, que significa caixa.

O cajón é um daqueles instrumentos que leva em sua essência a tradição ancestral.

Conta-se que esse instrumento musical foi levado pelos escravos para a América Latina, ganhando suas raízes no Peru. Inclusive, no ano de 2001 ele foi reconhecido como patrimônio cultural da nação nesse país.

Quando os escravos eram retirados de sua terra e ficavam longe de tudo o que conheciam, eles então improvisavam, construindo instrumentos de percussão com caixas de madeira ou gavetas. E assim, pouco a pouco, se formava o instrumento que temos hoje.

Esse instrumento é bastante popular no flamenco, sendo que o compositor e violonista espanhol Paco de Lucia foi o responsável por introduzir o cajón nesse estilo musical.

Devido à sua simplicidade no modo de tocar e a ser compacto, podendo ser transportados para vários lugares, ele se tornou um aliado do violão, que permite o mesmo feito.

E o cajón tem sido introduzido em vários estilos musicais tradicionais, sendo o mesmo perfeito para sessões acústicas. A sua dinâmica sonora é bastante similar à de uma bateria, mas ele, claro, é mais portátil.

 

Características do cajón

Um instrumento feito de madeira com o formato retangular e com um buraco na parte posterior, essa é a “anatomia” de um cajón, que pode possuir diferentes tamanhos e ser construído de diferentes materiais.

É comum que esse instrumento musical de percussão seja construído de madeiras como cedro ou mogno. E as medidas dele são importantes porque influenciam na sonoridade que se terá.

Há muitos modelos que possuem cordas em seu interior. E o músico pode escolher entre um cajón acústico ou elétrico, esse último possuindo um captador para captar e amplificar seu som.

O modo de tocar o instrumento é sentando-se sobre a sua caixa e posicionando as mãos sobre a parte frontal.

 

– Veja também: 3 dicas para evitar a tendinite em músicos

 

Para tocar um cajón se pode tanto usar as mãos, como também há acessórios como a vassourinha (de aço ou de nylon), que ajuda a proporcionar uma sonoridade diferenciada.

Falando ainda em acessórios, alguns músicos ainda usam outros complementos como a canela shaker, que ajuda a enriquecer a sonoridade percussiva que se obtém junto ao cajón.

 

Baixo custo que gera acessibilidade

Ser fácil de tocar não foi a única coisa que ajudou a popularizar esse instrumento, mas seu baixo custo também.

A sua versatilidade também não pode ser esquecida, pois ele pode ser tocado nos mais variados estilos musicais e em diversos tipos de música.

E então, o que achou desse maravilhoso instrumento? Já possui um? Planeja investir na aquisição dele em breve? Conte aqui pra gente nos comentários.

Precisa de cabos de áudio para seus instrumentos musicais? Seja um cajón elétrico, guitarra, mesa de som, teclado, etc., conte com a qualidade e confiabilidade da Sparflex. Visite nossa loja virtual: https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação