Cabos com certificação UL e sua importância na qualidade

21 de julho de 2022 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Cabos com certificação UL e sua importância na qualidade

Você sabe o que são os cabos com certificação UL? Trata-se de produtos com a garantia da mais alta qualidade e segurança. Contar com essa certificação significa que a empresa oferece produtos nos quais os clientes podem confiar.

Então, se você deseja entender mais sobre a importância na qualidade que essa certificação oferece, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, descubra tudo a respeito do tema conferindo as informações contidas nos tópicos a seguir.

  • O que é a certificação UL e como funciona
  • Qual a sua importância na fabricação de cabos

 

O que é a certificação UL e como funciona

A certificação UL serve para garantir que um produto está cumprindo com todos os padrões de qualidade e segurança necessários. Já que a certificação é emitida pelos Underwriters Laboratories, os parâmetros avaliados seguem o que é praticado nos produtos fabricados nos Estados Unidos e Canadá.

Esse critério permite aos itens com essa certificação ganharem em competitividade no seu segmento de atuação. Inclusive, se a ideia do fabricante é a de comercializá-lo em mercados internacionais. Além disso, a certificação UL é uma das mais prestigiadas em todo o mundo.

Vale dizer que a Underwriters Laboratories atua desde 1894, ano em que foi fundada em território estadunidense. Já os produtos que recebem a certificação passam a apresentar o símbolo UL, sendo que ele é um dos requisitos mais procurados quando se quer adquirir produtos da área de eletrotécnica.

Apesar da certificação UL contar com caráter voluntário, ou seja, não se trata de um requisito obrigatório para a comercialização dos produtos, o seu prestígio faz com que muitas empresas o busquem. Afinal, para o consumidor, é um símbolo que denota confiança.

Já para conquistar a certificação e garantir a sua manutenção, o laboratório independente UL executa auditorias nos fabricantes de modo periódico e contínuo. A isso estão incluídos os ensaios em amostras representativas dos produtos, que são obtidos no mercado consumidor.

A partir de então, são verificados, a fim de avaliar se estão cumprindo de modo satisfatório os requisitos que as normas vigentes estabelecem.

 

Qual a sua importância na fabricação de cabos

A certificação UL é composta por dois segmentos. Um deles é o UL Listing, que avalia os produtos destinados ao mercado consumidor com o objetivo de serem usados de maneira individual. O outro é o chamado Recognised Component.

Esse segundo certifica os componentes que vão integrar outros produtos. Os itens que recebem o símbolo UL também podem receber demais certificações, a exemplo da HAR. Assim, tornando os produtos ainda mais competitivos no mercado.

Portanto, a certificação UL consiste em mais um aspecto importante de observar na hora de comprar produtos eletrotécnicos, como cabos para as mais diversas aplicações.

Afinal, como você pode conferir, significa que se tem a certeza de adquirir um componente da mais alta qualidade. Em outras palavras, que foi produzido com base em critérios rigorosos. E claro, ainda mais relevante, que se trata de um item seguro independente de fazer parte ou não de outro produto.

 

Confira outras certificações de qualidade da Sparflex.

 

Ao precisar de cabos, converse com a Sparflex, que tem a certificação UL e outras. Entre em contato pelos seguintes canais:

(11) 2535-8900

contato@sparflex.com.br

sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação