Cabo para instrumento musical: cuidados para ele durar mais!

28 de julho de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Cabo para instrumento musical: cuidados para ele durar mais!

Quer saber o que fazer para o seu cabo para instrumento musical durar muito mais?

Os cuidados com esse item precisam ser redobrados, já que é por ele onde passará o sinal de áudio, captado de um instrumento, chegando até seu equipamento.

Por isso, ter um cabo de qualidade e saber como fazer o seu manuseio e armazenamento correto é importante. Veja as dicas que reunimos a seguir.

 

Dicas para cuidar bem do cabo para instrumento musical

Sempre depois de usá-los, limpe os cabos com uma flanela seca e os guarde enrolando com cuidado, prendendo-os com o uso de um velcro.

De tempos em tempos, use uma palha de aço nos plugues dos cabos, isso ajudará a evitar a corrosão.

Para limpar as pontas dos cabos, dilua detergente em água e use um pano para aplicar. Em seguida seque com uma toalha.

Guarde os cabos num local arejado e longe do sol e da umidade. Eles devem estar bem longe também de produtos químicos.

Nunca coloque coisas pesadas sobre os cabos de áudio e nem os deixe jogados no chão quando acabar de estudar ou de se apresentar.

 

Por que é importante ter cabos de qualidade?

Então você pegou seu cabo, o plugou em seu instrumento e em seguida na sua mesa ou amplificador e surgiu aquele chiado? O seu cabo pode estar já com problemas.

Como dito, os cabos são uma espécie de ponte entre seu instrumento e equipamentos. E uma ponte, para conseguir garantir que pessoas e veículos cheguem seguradas ao outro lado, deve ser resistente.

É por isso que um cabo de baixa qualidade pode afetar drasticamente a qualidade do seu som.

Assim, de nada adianta ter um instrumento e equipamentos bons, mas investir num cabo ruim, pois ele não garantirá a entrega de um sinal de áudio de qualidade.

Mas além disso, bons cabos não sofrem interferência de sinal e são mais resistentes a sujidades e a umidade, o que estende sua vida útil. Listamos mais algumas informações importantes a seguir.

 

Características de um bom cabo

Um dos principais requisitos que constituem um bom cabo para instrumento musical é que o mesmo tenha um núcleo feito em cobre.

Cabos com núcleo de cobre sofrem menos oxidação, e esse é também um material de elevada condutividade, garantindo a entrega de um sinal com maior qualidade.

Os cabos com esse material ajudam também a evitar a perda de frequências durante a transmissão do sinal de áudio.

Mais uma característica dos cabos de áudio de qualidade é que esses possuem blindagem. A blindagem é essencial para evitar as interferências estáticas.

Há o uso de uma boa solda nos cabos, evitando o mau contato e prolongando a vida útil dos componentes.

Por fim, esses cabos contam também com isolamento, o que garante maior durabilidade para o mesmo.

Falamos mais sobre as características de um bom cabo de áudio nesse artigo: 7 características que um cabo flexível de áudio de qualidade deve ter.

 

Buscando por cabos com todas essas características citadas e muito mais? Já sabe, conte com os produtos da Sparflex, uma referência no Brasil em cabos de áudio e outros. Visite nossa loja online: https://loja.sparflex.com.br/

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação