Os desafios da Indústria 4.0 e como superá-los

6 de maio de 2021 por na categoria Institucional com 0 e 0
Home > Blog > Institucional > Os desafios da Indústria 4.0 e como superá-los

O setor industrial em todo o mundo não para de evoluir e no Brasil não é diferente. No entanto, ainda há muitos desafios para que as indústrias no país, de forma geral, consigam andar no mesmo ritmo das potências mundiais.

Para você entender melhor o assunto, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir quais são os desafios da Indústria 4.0 e como superá-los.

  • O que é Indústria 4.0
  • Desafios que as indústrias brasileiras enfrentam

 

O que é Indústria 4.0

A Indústria 4.0, chamada ainda de Quarta Revolução Industrial, refere-se ao atual momento do setor industrial em termos mundiais. Mesmo que nem todos os países estejam bem alinhados com as novas tecnologias que compõem essa nova fase da produção industrial, as soluções e recursos estão disponíveis.

Consiste ainda em um novo modelo de funcionamento para as indústrias. Para tanto, as empresas devem fazer uso das novas tecnologias para automação, que envolvem um grande número de dados, mais conhecido como big data.

Outras características são os sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. Todas essas inovações possuem como objetivo principal melhorar a eficiência e a produtividade dos processos industriais. Por consequência, ocorre maior economia de recursos e lucratividade.

 

Desafios que as indústrias brasileiras enfrentam

Para que as novas tecnologias façam parte do dia a dia do setor industrial no país, existe uma série de desafios da Indústria 4.0. Veja a seguir quais são os principais:

  • Obtenção de conhecimento e experiência

Embora as ferramentas digitais estejam disponíveis há tempos para o setor industrial, nem todas as empresas fazem uso delas. As razões são inúmeras, como o não entendimento das suas vantagens e falta de acesso às mesmas.

Esse atraso faz com que os recursos para implantar a Indústria 4.0 estejam ainda muito distantes, inclusive em alguns segmentos industriais. Por consequência, os profissionais não possuem o conhecimento necessário e nem mesmo a experiência para avançar.

Para superar esse que é um dos desafios da Indústria 4.0 mais relevantes, é preciso mudar a cultura organizacional. Quem pode ajudar são os profissionais que já dominam as novas tecnologias, bem como entidades do setor e o próprio governo.

  • Capacitação dos colaboradores

Mais um dos desafios da Indústria 4.0 é capacitar os funcionários do setor para trabalharem com os novos recursos. Mesmo que a empresa tenha força de vontade e queira evoluir, é preciso qualificar os colaboradores para operar as novas ferramentas.

Nesse sentido, as indústrias devem investir na qualificação do seu quadro de profissionais, pois em pouco tempo haverá o retorno. Também devem criar ações junto às entidades de classe para a capacitação da mão de obra e mesmo pressionar o governo para contribuir com esse processo.

  • Incremento da infraestrutura e incentivos do governo

O governo possui papel fundamental no desenvolvimento da Indústria 4.0 no país. Como já mencionado, ele pode fazer a sua parte criando estratégias de incentivo para os empresários do setor implementarem as novas tecnologias.

Além disso, o governo pode contribuir de outras formas, como garantindo que o país conte com internet de banda larga suficiente para dar conta da implementação desse modelo. Os incentivos também podem ser fiscais.

Afinal, para implantar a Indústria 4.0 é necessário capital, devido ao alto custo inicial. Assim, cabe ao governo diminuir a carga tributária e/ou criar linhas de financiamento específicas para incentivar a evolução das empresas.

 

Entenda mais sobre a Indústria 4.0.

 

Se você precisa de cabos, que são essenciais para a comunicação entre máquinas e equipamentos da Indústria 4.0, pode conversar com um especialista da Sparflex. Escolha um dos seguintes canais:

Telefone – (11) 2535-8900

Email – contato@sparflex.com.br

Site – sparflex.com.br

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação