Guitarra para iniciante: como escolher a ideal

26 de maio de 2022 por na categoria Áudio com 0 e 0
Home > Blog > Áudio > Guitarra para iniciante: como escolher a ideal

A escolha da guitarra para iniciante considera mais do que o preço. E aqui temos dicas que te ajudarão com isso.

Escolher o seu primeiro instrumento exige que você se atente para as características dele. E no caso da guitarra, há que se considerar especialmente o conforto ao tocar.

A seguir temos dicas que serão de grande importância para você fazer uma ótima escolha.

 

Não se deixe confundir com o que muitas pessoas dizem

O que faz com que muitos iniciantes na guitarra demorem para adquirir seu primeiro instrumento é o fato de terem muitas opiniões diversas:

– Fulano disse que a guitarra “X” é a melhor para investir;

– Já o beltrano contou que uma guitarra para iniciante deve ser a “Y”;

– Mas o Ciclano disse que a “Y” não tem aquilo que somente a “Z” possui.

E assim você acaba por investir em nenhum instrumento musical. Mas passa o tempo em buscas de respostas e se embaralha em várias.

Outra coisa importante: testar, testar e testar. Com a compra de uma guitarra não tem outra, testar é preciso. Vá até uma loja e teste vários instrumentos até encontrar um que seja confortável de tocar.

 

Qual estilo musical você pretende tocar?

Para escolher uma guitarra que será ideal para você, também defina o estilo musical que mais tocará com esse instrumento.

Se você pretende tocar rock, modelos como Les Paul e Stratocaster são as mais indicadas. A Strato é também bastante versátil para tocar diferentes estilos musicais, então se estiver na dúvida sobre qual modelo escolher, opte por esse que tenha tanto captadores single coil quanto humbucker.

Desse modo, se atente a isso na hora de escolher uma guitarra, ainda mais porque você permanecerá com ela por um bom tempo.

Para o guitarrista iniciante, temos um artigo onde trouxemos uma lista de aplicativos que te ajudam a estudar música. Vale muito a pena conferir.

 

Faça uma comparação de preços de guitarra para iniciante

Claro que o preço não é um fator decisivo na hora de escolher uma guitarra para iniciante, mas é algo que considerar.

Você não deve focar em instrumentos caros, mas também não deve colocar na sua lista modelos de marcas duvidosas apenas por conta do preço baixo. Considere modelos de entrada de boas marcas, por exemplo, ou mesmo modelos intermediários.

Leve isso em consideração ao ir numa loja testar os instrumentos. Saiba ainda que há guitarras mais em conta que possuem alguma similaridade com as mais caras.

 

Considere os acessórios

Diferente do violão, onde você precisa apenas do instrumento e nada mais para conseguir extrair um som, a guitarra precisará de acessórios. E esses acessórios incluem especialmente um cubo ou caixa amplificada/amplificador e cabo para ligar o instrumento nesse cubo/amp.

Você pode ainda usar seu computador, ligando sua guitarra numa interface de áudio e depois nele. Assim é possível estudar guitarra em casa. Mas se tiver que fazer apresentações, então deve investir num cubo ou amp.

Por falar em cabos, se busca um produto de qualidade certificada, conheça os cabos de áudio da Sparflex. Visite nossa loja e saiba mais: https://loja.sparflex.com.br/

Ainda, é essencial dispor de uma case ou bag para guardar o instrumento quando não estiver em uso.

Também, correia (para tocar em pé) e palhetas são importantes acessórios e custam pouco.

 

Veja se o instrumento está regulado

Geralmente, instrumentos comprados em lojas virão sem regulagem. Por isso leve sua guitarra num luthier assim que puder para que ele a deixe numa altura confortável para você tocar.

Levar o instrumento num luthier é ainda importante para identificar se há algum problema como braço empenado, por exemplo.

Adicionar comentário

© 2017 Todos os direitos reservados - SPARFLEX - Fios e Cabos Especiais ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação